Internacional Titulo
Para cientistas italianos, maremoto modificou levemente eixo da Terra
Da AFP
28/12/2004 | 15:44
Compartilhar notícia


A AEI (Agência Espacial Italiana) declarou nesta terça-feira que o forte maremoto que atingiu o sudeste da Ásia no domingo modificou a inclinação do eixo de rotação da Terra.

Em um comunicado a AEI informou que “os pesquisadores do Centro de Geodesia Espacial, localizado em Matera, sul da Itália e que elabora em tempo real os dados mundiais telemétricos enviados por laser dos satélites, constataram que as informações registradas mostram uma modificação de cerca de 2 milésimos de segundo, o que corresponde a uns 5 a 6 centímetros em linha reta”.

 As fontes do centro espacial explicaram que a modificação foi verificada na direção do epicentro do terremoto e nas primeiras análises não se detecta nenhum efeito na direção do meridiano de Greenwich.

Os cientistas afirmaram que irão continuar analisando os dados até que essas observações sejam confirmadas.

Eles ressaltaram ainda que a variação é muito pequena e por isso não terá repercussões sobre o clima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;