Memória Titulo Memória
Antarctica. Apsa. Palestra

Um debate que é uma homenagem ao Palmeiras decacampeão

Ademir Medici
28/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Vejam só a repercussão de uma notícia centenária publicada aqui em Memória. Foi na edição de 7 de dezembro último. A gripe espanhola declinava. Hospitais de emergência eram fechados. Então, Memória escreveu:

“Um dos postos funcionava no estádio Palestra Itália, hoje Arena Palmeiras, e que durante a epidemia só recebeu enfermos em estado grave”.

A repercussão foi imediata. E verdadeiras aulas da história do futebol foram registradas. Recebemos mensagens de três ativos integrantes do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), Sérgio Paz, Gustavo Carvalho e Celso Unzelte. E aprendemos com eles muito sobre o futebol paulistano do começo do século passado.

AA das Palmeiras.

SE Palmeiras. Clubes irmãos, mas distintos

Em 1918, época da gripe espanhola, o Parque Antarctica ainda pertencia à Companhia Antarctica Paulista, que alugava algumas de suas instalações ao Palestra Itália. O terreno só foi vendido em 1920, e as arquibancadas de concreto só foram construídas em 1933.

O Palestra Itália até iniciou a disputa do Campeonato Paulista de 1918, promovido pela APSA (Associação Paulista de Sports Athleticos), depois Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos), mas desistiu da disputa depois de seis jogos. Acabou, por isso, desclassificado.

A Associação Atlética das Palmeiras foi um dos grandes times do amadorismo paulistano. Seu nome é devido à Chácara das Palmeiras, antiga propriedade da dona Maria Angélica de Sousa Queirós Aguiar de Barros. Sua sede ficava na região que era conhecida como ‘Floresta’, próxima à Ponte das Bandeiras, às margens do Rio Tietê. Ali, havia um campo de futebol que foi muito utilizado nos primeiros campeonatos paulistas, especialmente depois da demolição do estádio do Velódromo, em 1915.

Nos anos 1920, com a iminente implantação do profissionalismo, a AA Palmeiras passou a sofrer um lento declínio, obtendo colocações cada vez piores nos campeonatos. Em 1930, finalmente, resolveu abandonar as competições, junto com o poderoso Club Athletico Paulistano (que havia ganhado três dos últimos quatro títulos disputados).

Uma lenda diz que o Palestra, fundado em 1914, só conseguiu ser admitido no Campeonato Paulista, em 1916, graças à intervenção da AA Palmeiras. Assim, em 1942, quando o Palestra foi obrigado a mudar de nome, devido à guerra (a Itália era inimiga dos aliados), por gratidão ao antigo clube (extinto 12 anos antes), foi escolhido o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras.

O parque da Companhia Antarctica ocupava uma vasta área, que ia até mais ou menos onde hoje está o Shopping West Plaza. Abrangia, inclusive, o antigo campo do Clube Atlético Ypiranga, na Avenida Água Branca. 

Ali o Palestra Itália, hoje SE Palmeiras, mandava suas partidas. O local era chamado principalmente de “campo do Palestra”. Eventualmente, de ‘stadium’, porém somente em textos mais formais.

NOTA DA MEMÓRIA

A íntegra da troca de mensagens entre esta página Memória e os professores Celso Unzelte, Gustavo Carvalho e Sérgio Paz estamos publicando no Face da Memória. Confiram.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 28 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6947

Transição em Mauá – Leonel Damo, em fim de mandato, reconhece que não fez grande administração como prefeito; Amaury Fioravanti, seu sucessor, admite apoiar o PT para a Presidência da República.

Cultura & Lazer – A arte de dar vida aos bonecos. Rosane Pavam entrevista José Carlos Nogueira, especialista em miniaturas de massa plástica.

Óbito – Morre Enéas, 34 anos, ex-jogador da Portuguesa, Palmeiras e Bologna.

Em 28 de dezembro de...

1813 – Irineu Evangelista de Souza – o Barão e Visconde de Mauá – nasce em Arroio Grande (Rio Grande do Sul).

1918 – Falece, no Rio, Olavo Bilac, o ‘Príncipe dos Poetas Brasileiros’. Estava rodeado de amigos, jornalistas e homens de letras.

A guerra acabou. Do noticiário do Correio Paulistano: os prisioneiros ingleses e franceses passeavam pelas ruas de Berlim, no dia de Natal.

Do noticiário do Estadão: as perdas da França na guerra; graves desordens em Berlim.

Interação com Facebook

‘Um ano divertido pra caramba’

Sem favor algum, 1988 foi um dos anos mais divertidos do século. Imperdível, como dizem os críticos cinematográficos.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 28 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Hoje

Dia do Salva-Vidas

Dia da Marinha Mercante.

Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

Santos do Dia

A memória dos santos inocentes lembra os meninos que foram cruelmente assassinados a mando do rei Herodes por ocasião do nascimento do Menino Jesus.

Municípios Brasileiros

Vinte e dois municípios do Rio Grande do Sul comemoram aniversário em 28 de dezembro.

No Acre, aniversário de Rio Branco, capital do Estado.

Em Pernambuco, aniversaria Bom Conselho.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;