Setecidades Titulo Memória
Valeu, padre Giuseppe!

O pároco promovido a reitor deixa a Boa Viagem 13 anos depois

Por Ademir Medici
23/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando foi designado pároco da Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo, padre Giuseppe Bortolato veio ressabiado. Afinal, a fama de agitação da cidade, dos movimentos metalúrgicos, daquele barbudo chamado Lula, greves que viravam manchetes em todo o mundo, tudo aquilo preocupou o religioso italiano de tantas jornadas por este Brasil afora. Obediente, veio, tomou posse, e com o seu carisma conquistou a comunidade, realizando um trabalho importante em todas as áreas, inclusive nas de história e memória.

A secular Festa da Boa Viagem, com a tradicional Procissão dos Carroceiros, ganhou em vitalidade. Os 200 anos de criação da primeira paróquia do Grande ABC (1812-2012) foi devidamente celebrada, assim como os 300 anos da presença beneditina na Borda do Campo (1717-2017).

A velha matriz ganhou status de basílica e coube a ele, padre Giuseppe, ocupar o primeiro cargo de pároco reitor, sempre com humildade e zelo. E 13 anos se passaram...

PASSOS FUTUROS
Padre Giusepe Bortolato permanecerá à frente da Boa Viagem até a primeira metade de fevereiro de 2019. “Temos a notícia, não temos o calendário”, informa. Ele aguardará o gozo de férias dos dois vigários, padres Ervínio e João. Então será substituído pelo padre Alejandro Cifuentes, mexicano, presentemente na Igreja da Paz, em São Paulo, e professor de Direito Canônico. “Uma boa cabeça” – elogia padre Giuseppe.

Uma nova missão aguarda pelo padre Giuseppe. Vai cuidar do Seminário Propedêutico dos Scalabrinianos, o Núcleo Sagrada Família, de Jundiaí, do qual foi fundador, em 1972, e onde permaneceu durante 16 anos. “Jundiaí é próximo de São Bernardo. Continuaremos juntos”, comenta padre Giuseppe, que jamais, em tempo algum, negou uma resposta ao jornalista, por mais espinhosa que fosse a questão.

DEPOIMENTOS
“Tenho participado das reuniões das pastorais e nelas podemos ver a generosidade do padre Giuseppe com outros padres e paróquias, a atenção aos jovens e a preocupação em reunir a comunidade. Numa das reuniões, sem pudores, ele falou sobre a pedofilia na igreja e quis ouvir das pessoas suas opiniões. Acho isso corajoso” (Hilda Breda, paroquiana).

“Seu entusiasmo está nas apresentações musicais, em que quase todos os músicos pertencem às religiões protestantes. Ele os recebe com todo carinho. E sempre os deixa ensaiar o dia que quiserem usufruindo do órgão, um projeto dele”, acrescenta Hilda. O novo órgão da Matriz é o maior do Grande ABC e um dos principais do Brasil.

APÓSTOLO DOS JOVENS
“O padre Giuseppe sempre teve preocupação com os sacerdotes que precisam de ajuda e sempre procurou ajudar, da melhor forma possível. Isso tanto é verdade e se nota pelo agradecimento da grande maioria dos sacerdotes da Diocese ao padre Giuseppe, um dos mais queridos entre os sacerdotes”, comenta o paroquiano Roberto Vertamatti.

Vertamatti acrescenta: “O padre Giuseppe é um verdadeiro apóstolo dos jovens. Como orientador espiritual destes jovens, tem conseguido fazer com que diversos deles descubram a sua vocação ao sacerdócio”.

Interação com Facebook
‘O espírito do Natal’

Naquele dia o Senhor mandou chamar o anjo Gabriel para fazer um levantamento do espírito natalino na Terra. Um balanço da situação, como se diz.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 23 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 23 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6943

Manchete – (Walter) Braido (prefeito de São Caetano) diz que poderá trocar o PTB pelo PSDB

Perigo – Barracos do Jardim Silvina estão condenados, diz o tenente Aldo Fernandes da Costa, do Corpo de Bombeiros de São Bernardo. Outros núcleos também estão ameaçados.

Editorial – Omissão, o fruto que se colhe com as chuvas

Flora – Abraham Kasinski, presidente da Cofap, inaugura loja na unidade Santo André para a venda de orquídeas aos funcionários. Há sete anos o empresário cultivava a planta em um sítio na estrada da Sapopemba, Zona Leste de São Paulo.

Contagem Regressiva – Faltam nove dias. Que as boas notícias acompanhem você em 1989. Diário do Grande ABC, o jornal para toda a família.

Polícia – Apreendidos 160 quilos de cocaína.

Hoje
Dia Nacional do Vizinho

Em 23 de dezembro de...

1918 – Anúncio. Sítio ou chácara. Compra-se, arrenda-se ou aluga-se, com casa confortável, terreno de até dez alqueires, de preferência na Freguesia do Ó, Penha ou São Bernardo.

A guerra acabou. Do noticiário do Estadão:

O desenvolvimento do comércio mundial.

A Alemanha adotará uma república popular.

Washington, UP, 22 – tudo indica que, assim que se normalizar o serviço de transporte, haverá uma considerável corrente imigratória de trabalhadores procedentes da Europa. O bureau de imigração antecipa que a afluência de imigrantes para a América será sem precedentes, especialmente com relação aos que procedem da Europa Central.

1923 – Padre João Baptista Pelanda chega a São Caetano, antes da criação da primeira paróquia local, o que ocorreria em 1924.

1953 – JOC (Juventude Operária Católica) promove show artístico em benefício de sua futura sede.

No Cine Tamoio, em Santo André, professora Palmira Kronig e alunos e o Trio Joãozinho, Nelsinho e Ditinho. A seguir, exibição do filme Sinfonia Eterna, com o tenor Enzo Pinza.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 23 de dezembro:

Em São Paulo, Lagoinha

No Rio Grande do Sul, Cambará do Sul.

Em Santa Catarina, Canelinha.

No Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, Jardim de Piranhas, Pedro Avelino, São João do Sabugi, São José do Campestre e São Rafael.

Na Bahia, Palmeiras.

No Espírito Santo, Pedro Canário.

Em Pernambuco, Sairé e Salgueiro.

Em Minas Gerais, Santa Cruz de Salinas

Fonte: IBGE

Santos do Dia

João Câncio

Euniciano

Mardônio

Vitória. Provavelmente era integrante da família romana dos Anicia, família convertida ao cristianismo já no 1º século e cuja recordação permanece hoje como nome de uma rua romana do

Trastevere (cf. blog O Santo Nosso de Cada Dia). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;