Política Titulo Parceria
Doria promete ajuda no combate às enchentes em São Bernardo

Em reunião com Morando, governador eleito se compromete com aporte para intervenções que minimizem problema no Centro

Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
27/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu encaminhar recursos para São Bernardo para obras antienchente, em especial na região central da cidade. O tucano se reuniu ontem pela manhã com o prefeito Orlando Morando (PSDB) e assegurou que o Estado está de portas abertas para auxiliar o município em intervenções para minimizar o impacto das fortes chuvas.

Na sexta-feira, tempestade que atingiu o Grande ABC deixou São Bernardo debaixo d’água. A região central, próxima ao Paço, foi bastante afetada. Três pessoas morreram. Em uma hora, foram registrados 45 milímetros de água, volume quatro vezes maior do que o esperado para esta época do ano.

Inicialmente, Doria comentou sobre a possibilidade de aporte para o Piscinão do Paço, obra integrante do Projeto Drenar, e que era para ter sido entregue no fim de 2016, ainda no governo de Luiz Marinho (PT). A intervenção atrasou, passou por auditoria e foi retomada pela gestão Morando. A previsão é de abertura das galerias em agosto de 2019.

“Acompanhei de perto as notícias e lamentei muito os óbitos. Vi também o que aconteceu na Avenida dos Estados (o Rio Tamanduateí transbordou, invadindo a via). O volume de chuva foi impressionante”, disse o futuro governador. “O Piscinão do Paço estará pronto em agosto. Com ele em funcionamento, vai diminui sensivelmente (o acúmulo de água). É possível até que elimine o problema (de enchente na região central). Haverá apoio do governo do Estado. Confirmamos ao prefeito que ele terá nosso apoio, se necessário, para complementação de recursos para obra. Para que, de fato, em agosto esteja funcionando”, emendou Doria, durante anúncio de novos secretários (veja mais abaixo).

Morando argumentou que há dinheiro carimbado da União, da CAF (Corporação Andina de Fomento) e no Orçamento municipal para conclusão do reservatório. Orçado em R$ 295,8 milhões, o Piscinão do Paço tem 85% de trabalhos concluídos. “Pegamos com 62% (de conclusão). Até agosto entregaremos. É questão de tempo agora.”

O prefeito de São Bernardo, porém, afirmou que deixou em aberto a possibilidade de auxílio do Estado para obras complementares no Centro. “A estrutura proposta do Piscinão do Paço diz que só ele será suficiente para eliminar o problema (a capacidade da estrutura é de armazenar até 85 milímetros em duas horas de chuva). Mas se necessitarmos de intervenções de microdrenagem em ruas próximas, o Marcelo Lima (PSD, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos) fará o mapeamento para levarmos a demanda ao Estado.”

JURUBATUBA - Morando se reuniu ontem com lojistas da Rua Jurubatuba, uma das mais afetadas pelas enchentes de sexta-feira. Muitos comerciantes perderam estoque e equipamentos com enxurrada.

Segundo o chefe do Executivo, até quinta-feira será lançada oficialmente a Operação Pé D’Água, que engloba ações de prevenção às enchentes, mas uma medida já foi adotada. “Se começar a subir o nível dos rios e córregos, vamos fechar a passagem de ônibus e caminhões pela Rua Jurubatuba. A passagem de veículos pesados causa onda e ajuda empurrar água para dentro das lojas”, argumentou. “Os lojistas reconhecem que a obra voltou. Do mesmo jeito, nos colocamos à disposição deles.” 


Mata é confirmado secretário de Comunicação

O jornalista Cleber Mata será o titular da Secretaria Especial de Comunicação do governo estadual a partir de janeiro. Ele foi anunciado pelo governador eleito João Doria ontem, em entrevista coletiva que contou com a presença do vice-governador eleito Rodrigo Garcia (DEM) e de integrantes da equipe de transição. Na mesma ocasião, foi apresentado também o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior. 


Hoje está previsto o anúncio de outro componente do secretariado. Outros nomes já haviam sido anunciados anteriormente por Doria.

“A sociedade quer o governo se comunicando de forma mais ativa, dinâmica e transparente, sem limites”, disse Mata à Rede APJ (Associação Paulista de Jornais). Aos jornalistas, Mata comentou que o Estado de São Paulo é muito dinâmico, “com muita imprensa no Interior”, e revelou esperar uma relação cordial e de valorização do trabalho profissional de todos.

Cleber Mata, 38 anos, é formado em Jornalismo pela PUC de Campinas, com especialização em Marketing Político pela USP. Atuou por dez anos na subsecretaria de Comunicação do governo de São Paulo (boa parte com Geraldo Alckmin, PSDB) e comandou a assessoria de imprensa do presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris (PSDB).

O coronel Nyakas, 51 anos, ingressou na PM (Polícia Militar) em 1985, é bacharel em Direito, tendo exercido funções na Casa Militar do governador e na Defesa Civil do Estado. No início de janeiro, até o dia 11, ele vai coordenar uma reunião com coordenadores de Defesa Civil de todo o Estado, para tratar de prevenção dos riscos de tragédias com as chuvas do verão. (com informações de Wilson Marini, da APJ)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;