Memória Titulo
Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018 - Quem o senador Flaquer apoiaria neste domingo?
Ademir Medici
07/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Imaginemos que o enredo da novela das 19h da Globo, O Tempo não Para, se tornasse realidade por alguns instantes neste domingo de eleições brasileiras. E que o senador José Luiz Flaquer, com raízes em Santo André, participasse do pleito deste 7 de outubro de 2018 como eleitor. Em quem o líder Flaquer votaria? Voltemos no tempo.

Affonso Pena sucedeu Rodrigues Alves em 1906 e governou o País até 1909. Faleceu no posto. Em seu lugar assumiu o vice, Nilo Peçanha, presidente em 1909 e 1910. O presidente seguinte foi o marechal Hermes da Fonseca, tendo Wenceslau Braz como vice.

No início de 1912, com Hermes na Presidência, preparavam-se as eleições para o governo de São Paulo. O ex-presidente da República Rodrigues Alves (agricultor, residente em Guaratinguetá) era o candidato com o apoio do Partido Republicano Paulista. Mas tinha um adversário perigoso: Rodolpho Miranda, ex-ministro de Nilo Peçanha e que contava com o apoio do marechal Hermes.

Na região (São Bernardo, hoje Grande ABC) a imprensa situacionista colocava-se francamente ao lado de Rodrigues Alves e enaltecia o chefe político local, o médico e senador estadual José Luiz Flaquer. Afinal, o senador Flaquer apoiava Rodrigues Alves.

“Em São Bernardo felizmente não produzem efeito os torpes e baixíssimos expedientes, de que tem lançado mão essa meia dúzia de adeptos do candidato oposicionista. O sr. Rodolpho Miranda não obterá em todo o nosso município mais que uma dúzia de votos, num eleitorado de quase 1.400 votos”, escrevia o semanário O Progresso, editado no distrito de Santo André.

As eleições para o governo de São Paulo seriam a 1º de março de 1912.


AMANHÃ
Aviso aos eleitores: respeitem o diretório.

A copa de São Caetano
México em sétimo, Nigéria em sexto, Polônia em quinto, Senegal em quarto, Colômbia em terceiro, Croácia vice-campeã... Os croatas lutaram até o fim. Só perderam na disputa de pênaltis. E apenas uma penalidade máxima foi perdida. Croácia vendeu caro a derrota.

Durante a semana, Memória focalizará a seleção campeã, Uruguai.


A nossa turma
Quem seria a turma de Lourenço Diaféria 30 anos atrás?

A resposta está na crônica que ele publicou aqui no Diário em 7 de outubro de 1988 e que reproduzimos no nosso Face – vejam o endereço aí no alto.

Trechinho de nada: “A nossa turma não foi além dos pórticos e escadarias do colégio”.


Diário há 30 anos
Sexta-feira, 7 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6877

Suplemento – Diário publica a nova Constituição Brasileira, em 32 páginas.
Comércio – Grande ABC inaugura seu maior shopping, o sétimo: na Avenida Kennedy, em São Bernardo, o GoldeShopping, com 160 lojas e 9.000 vagas diárias de estacionamento.
Política – Centro de Processamento de Dados da Fundação Santo André processará os resultados das eleições municipais em Santo André.


Em 7 de outubro de...

1918 – O futebol no domingo, 6 de outubro de 1918: no distrito de Santo André, o Corinthians local recebe o República de São Paulo; na Capital, o União Operária São Caetano visita o União Minas.
A guerra. Do noticiário do Estadão: os termos da proposta alemã de paz propostos pelo novo chanceler da Alemanha, príncipe Maximiliano de Baden.
1930 – Fundado o Esporte Clube Parque das Nações, em Santo André.
1953 – Iniciadas as obras de construção do parque industrial Mercedes-Benz em São Bernardo. Área do terreno: 324 mil m²; capital social: 50 mil cruzeiros.
1973 – Fundado o Batistini FC, em São Bernardo.

Hoje

Dia do Compositor Brasileiro

Santos do dia

Nossa Senhora do Rosário
Helana
Osita
Mateus de Mântua


Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 7 de outubro:

Em Minas Gerais, Bonfim, Dom Viçoso, Januária e Varginha
Em Goiás, Firminópolis, Perolândia e Pirenópolis
Em Sergipe, Pacatuba
No Rio Grande do Sul, Rio Pardo
No Paraná, Sarandi
Em Tocantins, Tocantínia
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;