Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Lipídeos
Por Leo Kahn
07/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Macronutriente hidrofóbicos, vegetal e animal, apresentando as funções de reserva energética, isolante térmico e composição da membrana plasmática celular.

Fornecem ácidos graxos que não são produzidos pelo organismo, que devem ser obtidos por meio da ingesta, sendo que a quantidade calórica de um grama de lipídeo possui 9 Kcal, enquanto que a mesma quantidade de carboidrato ou proteína possui 4 Kcal.

Os mais conhecidos são os ácidos graxos, componentes de óleos e gorduras, sendo classificados como:

Essenciais – Ácidos graxos poli-insaturados. Obtidos a partir da dieta, são o ômega 6 (linoleico) e o ômega 3 (linolênico). Estão associados à diminuição de incidência das doenças crônicas não transmissíveis; redução de processos inflamatórios; prevenção da osteopenia, osteoporose e atuação no sistema imunológico.

Saturados – Considerados como gorduras ruins da alimentação, estão diretamente associados ao aumento da incidência das doenças cardiovasculares. 

Insaturados – Encontrados em produtos de origem vegetal, seu consumo está relacionado com o aumento do bom colesterol (HDL) e diminuição de doenças cardiovasculares.

Quando esses ácidos são encontrados na forma trans se assemelham aos ácidos graxos saturados, acarretando fatores negativos à saúde causados pelas gorduras saturadas, geralmente encontradas em alimentos industrializados, como chocolates, biscoitos recheados e margarinas.

A classificação mais utilizada é baseada na presença ou não de ácidos graxos:

Lipideos com ácido graxo 

Ácidos graxos

Triglicerídeos

Fosfogliceridios (fosfolipídio)

Esfingolipídio (fosfolipídio)

Lipídeos sem acido graxo

Esteroides

Terpenos

Vitaminas lipossolúveis

Saiba mais:

Os lipídeos estão presentes em alimentos geralmente mais calóricos. Eles devem aparecer em menor quantidade na alimentação.

Consumo excessivo desses nutrientes é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de várias doenças crônicas, inclusive obesidade.

Quando consumidos na quantidade certa, não trazem prejuízos e ainda auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Desempenham funções de:

Fornecimento energético

Precursores de hormônios

Atuam na absorção e no transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)

Melhoram a textura e sabor dos alimentos

Grandes quantidades de ácidos graxos livres na corrente sanguínea podem ocasionar o fígado gorduroso

O fígado acumula a gordura presente na corrente sanguínea

Além disso, os ácidos que não foram oxidados irão formar os triglicerídeos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;