Internacional Titulo
ONU continua nesta semana a discussão sobre Iraque
Da AFP
07/10/2002 | 10:57
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança da ONU segue nesta semana com reuniões sobre as inspeções no Iraque, enquanto Bagdá cogitou neste domingo pela primeira vez a possibilidade de aceitar uma nova resolução sobre seu desarmamento.

O conselho continua dividido em relação ao retorno dos inspetores no Iraque. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha reclamam uma nova resolução do conselho que estabeleça um eventual recurso à força, enquanto os outros três membros permanentes (França, Rússia e China), que têm direito a veto, rejeitam essa possibilidade.

Paris, por exemplo, propõe duas resoluções e em dois tempos: uma primeira, sobre as inspeções, e uma segunda, como último recurso, que preveja o recurso à força.

O chanceler britânico, Jack Straw, inicia nesta segunda-feira uma viagem à Paris, ao Egito, a Jordânia, ao Kuwait e ao Irã, para tentar levar os dirigentes do país à decisão favorável a um ataque norte-americano.

O chanceler iraquiano, Naji Sabri, vai ao Catar e aos Emirados Árabes Unidos, como parte de uma ofensiva diplomática para convencer os vizinhos a permanecerem pelo menos neutros, em caso de ataque de Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;