Memória Titulo
Um dia elas cantaram em São Bernardo
Ademir Medici
07/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Houve um tempo em que as duas maiores cidades do Grande ABC contrastavam, no campo artístico: na programação do Diário o Teatro Municipal de Santo André aparecia, quase sempre, com o aviso ‘nada programado’, enquanto o Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, ‘bombava’, para usar termo dos dias presentes.
Corriam os anos 1990. E enquanto o Municipal de Santo André ansiava pelos belos espetáculos dos anos 1970 e 1980, o Cacilda Becker trazia grandes nomes da música e teatro. Marcou época a temporada das cantoras Dona Ivone Lara e Lecy Brandão, que foram vistas tomando um lanche no Bar do Mané, que ficava no térreo do Paço de São Bernardo.
Hoje. Bem, hoje a programação artística do Grande ABC destaca-se em especial no Sesc Santo André. Quanto à Dona Ivone Lara, seus fãs tem um belo programa para este fim de semana, na Memória da Band.


Dona Ivone Lara em cartaz
Texto: Milton Parron

Yvonne da Silva Lara, nascida no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro, no dia 13 de abril de 1921, será a figura central do programa Memória neste fim de semana. Dona Ivone Lara nasceu e cresceu num ambiente musical, já que seu pai era um exímio violonista sete cordas e sua mãe, ótima cantora, emprestava sua voz de soprano a ranchos carnavalescos tradicionais do Rio de Janeiro nas décadas de 1920, 1930 e 1940.
Como se não bastasse, Dona Ivone Lara teve aulas de canto com Lucilia Villa Lobos, mulher do maestro Heitor Villa Lobos.
Ainda menina ficou órfã de pai e mãe, sendo criada pelos tios com os quais aprendeu a tocar cavaquinho. Casou-se aos 25 anos de idade com Oscar Costa, que era filho de Alfredo Costa, presidente da Escola de Samba Prazeres da Serrinha, que mais tarde transformou-se na emblemática Império Serrano.
Para esta última agremiação ela compôs sambas inesquecíveis, alguns em parceria com Silas de Oliveira, outros com Mano Décio da Viola e outros mais sem parceria.
Em 1965 dona Ivone Lara compôs para o desfile da Império o antológico samba Os Cinco Bailes da História do Rio, passando a integrar a ala de compositores da escola, a primeira mulher que conseguiu essa distinção.
Essas são apenas algumas das muitas histórias que a artista, hoje recuperando-se de grave doença, contará no programa Memória e, claro, interpretará várias músicas também – leia Nas Ondas do Rádio.

Adeus – Saudade da cantora Célia (São Paulo, 8-9-1947-29-9-2017), que partiu silenciosamente. Foi a grande estrela da música revelada em São Bernardo. Um nome nacional e internacional cuja história de vida, disco e palco pode e deve ser construída pelos setores oficiais de memória da cidade.

Amigos andreenses
Hoje é o aniversário de Lino Antonio Vezzá. Andreense, nascido em 7 de outubro de 1932. Integrante do Casa (Clube Amigos de Santo André). Reserva moral da cidade. Profissionalmente, atuou na indústria. Fez um grande trabalho à frente do Primeiro de Maio FC. Sempre disposto a ajudar o próximo, em particular, e o trabalho da memória, como um todo. Amigo querido de muitos anos.

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 7 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6566
Manchete – Sarney (presidente da República) exige estudo sobre combustíveis. O problema é cobrir os prejuízos da Petrobras sem pôr em risco o combate à inflação.
Memória – Voltávamos a Campo Grande, no Distrito de Paranapiacaba. Paschoalino Assumpção discorria sobre o passado do lugar: “Já foi uma cidade e o progresso nem sempre progride, às vezes traz retrocesso”.
Desapareceram: armazéns, serraria, EC Campo Grande e o movimento dos carregadores de toras de madeira.
Na foto que publicamos em Memória há 30 anos aparece Santinho Carnavale, futuro prefeito de Ribeirão Pires, que puxava um cordão carnavalesco em Campo Grande ao lado de sua irmã, Maria Cândida.

News Seller há 50 anos
Domingo, 7 de outubro de 1962 – Nº 231
Primeira Página – Eleitor! Vote nos candidatos do ABC.
São Bernardo – À exceção da Capital, São Bernardo terá em 1963 a maior receita do Estado.

Em 7 de outubro de...
1917 –Jogo intermunicipal de futebol em Ribeirão Pires: os locais recebem o Imparcial, de São Paulo, e empatam em 1 a 1; na preliminar, Ribeirão Pires FC 1, Imparcial 4 (segundos quadros).
A guerra. Do noticiário do Estadão: os impérios centrais preparam nova proposta para a paz.
1930 – Fundado o Esporte Clube Parque das Nações, em Santo André.
1957 – Fundado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerâmica de Louça, Pó de Pedra, Porcelana e de Louça de Barro de Mauá. Nelson Pereira dos Santos foi o primeiro presidente.
1982 – Anunciado o aterro do lixão de Sertãozinho, em Mauá.

Hoje
Dia do Compositor Brasileiro

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 7 de outubro:
Em Minas Gerais, Bonfim, Dom Viçoso, Januária e Varginha
Em Goiás, Firminópolis, Perolândia e Pirenópolis
Em Sergipe, Pacatuba
No Rio Grande do Sul, Rio Pardo
No Paraná, Sarandi
Em Tocantins, Tocantínia

Santos do Dia
Nossa Senhora do Rosário
Helana
Osita
Mateus de Mântua

Nas ondas do Rádio
Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, a presença de Ricardo Fabrizio, representante da ONG Amigos do Bem de São Paulo. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.
Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. O canto de Dona Ivone Lara (veja abertura da página). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.
Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Quinta Avenida. Uma homenagem ao cantor e pianista brasileiro Dick Farney, ao completar-se 30 anos de sua morte. Ele interpreta músicas do cancioneiro popular norte-americano. Amanhã, às 9h. Pela internet: sites: www.radiotrianon.com.br, www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com
Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. 51 anos no ar, completados em 25 de setembro último. As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela. Amanhã, do meio-dia às 14h.
Zummm FM (87,5) – de Santo André. Programa Garagem SA. O objetivo do programa é dar espaço a novos e velhos artistas da cidade e região. O termo garagem vem de bandas de garagem. Produção e apresentação Celso Zappa. Segunda-feira às 11h. Site: www.zummmfm.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;