Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Para que servem as linhas que temos na palma das mãos?

Os milhares de traços começam a se formar quando os bebês ainda estão na barriga da mãe

Por Tauana Marin
15/01/2017 | 07:05
Compartilhar notícia


As linhas que temos na palma das mãos ajudam no tato, para que a gente consiga segurar a maioria dos objetos. Elas são responsáveis por proporcionar atrito e tornar a pele humana menos escorregadia possível. 

Para entender melhor essa questão, basta imaginar-se usando algum tipo de creme hidratante para a pele. O produto preenche os sulcos (as ‘ruguinhas’) formados pelas linhas das mãos, fazendo com que elas fiquem com a superfície mais lisa do que o comum. 

O embrião dentro do útero da mãe não tem nenhuma pele. No período em que está dentro da barriga, o bebê tem apenas uma camada de proteção chamada ectoderma. Após o nascimento, essa proteção se torna mais firme com o tempo. No entanto, essas linhas já estão desenhadas nas mãos da criança que está no corpo da matriarca e vão acompanhá-la por toda sua vida.

DIGITAIS

As marquinhas existentes na ponta de todos os dedos são chamadas de impressões digitais. Esses ‘desenhos’ referem-se àqueles formados por pequenas elevações da pele, chamadas de papilas. Essas elevações formam padrões tão únicos que não se repetem em outras pessoas, nem mesmo em gêmeos idênticos – assim como ocorre com as linhas na palma das mãos. Isso se deve ao fato de que a formação das digitais é influenciada também pelo meio que nos cerca e não apenas pelo DNA (código que herdamos do pais e são responsáveis por nossas características físicas e comportamentais) .

Em virtude da exclusividade das impressões digitais, elas são colocadas em alguns documentos de identificação, a exemplo do RG (Registro Geral), como é conhecida a carteira de identidade. 

Manoella Kling Dias de Souza, 10 anos, de Santo André, aproveitou visita ao Diário no ano passado para deixar sua questão. “É uma dúvida que tenho. Acho que as linhas são somente algo que só existe no corpo mesmo”, diz.

Consultoria de Mariliza Tiemi Nomura, médica dermatologista do Instituto Paulista de Dermatologia, de Santo André.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;