Turismo Titulo Guia de viagem
Não esqueça do documento

Parece exagero lembrar, mas ainda tem quem não leve uma das coisas mais importantes na hora do embarque

Karine Manchini
Especial para o Diário
12/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Sxc.hu


Quem nunca esqueceu alguma coisa logo depois de sair? Mas e quando o objeto é essencial para viajar? Muito turista acaba sendo surpreendido no momento de embarcar por não estar com documentos necessários ou com a validade vencida. E não adianta reclamar: simplesmente é impedido de embarcar.

É comum pensar que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) serve como passe livre para todos os destinos e é aí que mora o perigo. Para seguir viagem em cruzeiros, por exemplo, segundo informações oficiais do Terminal de Santos, é obrigatório estar com o RG (Carteira de Identidade Civil) original, com menos de dez anos de expedição ou passaporte válido. Isso inclui crianças de qualquer idade e até bebês.

Para os menores de idade que estiverem desacompanhados dos pais, é necessário ainda que tenham autorização judicial assinada por ambos. O mesmo ocorre quando a criança está acompanhada somente de um dos responsáveis, o outro deve autorizar judicialmente. Nos casos de falecimento de um dos pais, é necessário apresentar a certidão de óbito original ou cópia com firma reconhecida.

Quem vai viajar de ônibus – e tem muita gente, segundo informações da Click Bus, empresa que vende passagens de ônibus on-line, no fim de 2016 houve aumento de 103% na procura por viagens rodoviárias – de acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é preciso levar RG, passaporte brasileiro ou CNH originais ou cópias autenticadas, todos com fotografia. Em caso de roubo ou furto dos documentos, deverá ser apresentado o boletim de ocorrência emitido em menos de 30 dias.

Para transporte aéreo, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), se o passageiro for brasileiro e embarcar em um voo doméstico, poderá ser apresentado qualquer documento oficial com foto ou cópias autenticadas. Se acontecer de documento for perdido ou furtado, o recomendado é que em voos domésticos, apresente o boletim de ocorrência emitido em menos de 60 dias. Já em voos internacionais o ideal é retirar outro passaporte. Informações detalhadas estão no site www.anac.gov.br.

''Todos chegaram e eu fui no dia seguinte’
Mesmo passando por uma situação complicada, Otávio Siqueira, 67 anos, advogado e morador de São Bernardo, se diverte ao contar para o Diário sobre o dia em que não conseguiu embarcar por conta da documentação. “Ia para o Peru e, em vez de levar o RG, só estava com meu passaporte, pois queria que ficasse registrada a viagem para Machu Picchu. Todos os procedimentos foram feitos, mas acabamos descobrindo que meu passaporte estava vencido. Era aniversário da minha mulher, todos chegaram e comemoraram com ela, eu fui somente no dia seguinte”, relembra.

Como a empresa reconheceu o erro por não ter verificado o vencimento do passaporte, a companhia deu para Otávio uma passagem para o dia seguinte, ele teve que pagar pequena diferença de valor. E quem pensa que o caso serviu como lição, não foi bem assim. “Depois aconteceu quase a mesma coisa quando fui para Europa, mas minha sorte foi que não repararam que o passaporte estava vencido, se tivessem visto, eu não iria poder sair de lá”, conta.

‘Já tive meu passaporte furtado na Alemanha’
Nathalia Tosto, 31, jornalista, consultora de viagens e autora do blog Coisas que Amamos, mora no Rio de Janeiro. Já esteve em mais de 40 países e em uma dessas excursões teve o passaporte furtado na Alemanha. Ela descobriu quando estava dentro do aeroporto.

“A primeira coisa que fiz foi ir até um posto da polícia e pedi para que fizessem um boletim de ocorrência. Em seguida, solicitei que imprimissem uma cópia do meu passaporte para que eu pudesse voltar ao Brasil usando minha cópia e minha identidade. Até esse momento não sabia se isso ia funcionar, mas era o que poderia fazer na hora.” E deu certo.

Depois do susto, Nathalia não só aprendeu o que fazer como dá dicas para os turistas. “Tenha sempre cópias dos documentos escaneadas no e-mail e, se possível, impressas com você. Além disso, leve além do passaporte mais um documento que comprove que você é brasileiro”, finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;