Setecidades Titulo Educação
São Bernardo entrega agora uniforme de 2012

Cidade é a única a oferecer o kit escolar ainda neste ano

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
20/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O ano letivo de 2012 só começa em fevereiro para as redes municipais do Grande ABC, mas São Bernardo entrega os uniformes escolares já neste mês, ao contrário de anos anteriores, quando houve atraso. Ao todo, serão contemplados cerca de 85 mil alunos, entre ensinos Básico e Fundamental e Educação Especial e Infantil.

São Caetano e Diadema programaram as entregas dos uniformes para fevereiro, exatamente no início das aulas, respectivamente, 28 mil e 31 mil kits. Santo André não precisou quando e quantos serão distribuídos a partir de 2012. Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam, apesar de três pedidos feitos a cada uma pela equipe do Diário.

Em atitude inédita e isolada na região, os kits de São Bernardo estão sendo entregues aos pais nas escolas até sexta-feira, data de encerramento das aulas na rede de ensino municipal. A maior parte dos uniformes, porém, foi distribuída entre 12 e 16 de dezembro.

Para a secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho, a entrega dos kits 2012 agora dá mais tranquilidade aos pais. Neste ano, os alunos também recebem a mochila, uma vez que o acessório é distribuído ano sim e ano não. O investimento da Prefeitura foi de R$ 20 milhões - apenas os alunos da Educação de Jovens e Adultos receberão os uniformes (camiseta manga curta e jaqueta sem capuz) em fevereiro.

Os kits são compostos, basicamente, pelos seguintes itens: camisetas mangas curtas (três) e longas (duas), calças compridas (duas), bermudas (duas), tênis (um par) e meia (três pares). O material didático será distribuído no início das aulas, em fevereiro. O custo girou em torno de R$ 8 milhões.

LICITAÇÃO

Santo André deve repetir o mesmo problema deste ano. Apenas no início de abril, os cerca de 33 mil alunos da rede começaram a receber, pela primeira vez, par de tênis. Houve atraso também nas roupas. A Prefeitura informou que "o processo licitatório começará em breve, pois a quantidade de peças está sendo definida".

Pais de criança morta doam as roupas

 

Os pais de Reynan de Moraes Nascimento Cruz, a criança de 1 ano e 2 meses que morreu ao ser atingida na cabeça por reboco que se desprendeu de beiral de concreto, na creche do Parque Esmeralda, em São Bernardo, doaram todos os pertences do filho. Tanto as roupas e os brinquedos que o menino tinha na escola quanto na residência no Jardim Laura.

O pedido de doação dos pertences à escola foi feito pela balconista Alexandra de Moraes Colla, 28, mãe do loirinho de olhos azuis, que, desde os 7 meses, estava na creche Francisco Diassis Gomes Teixeira. “Entregamos tudo para uma instituição da cidade”, afirmou a secretária de Educação, Cleuza Repulho.

Mas o canarinho amarelo da criança continua na casa dos pais. É nele que Sebastião de Jesus Nascimento Cruz se apega, diariamente, para manter a lembrança do filho. A equipe do Diário esteve na casa de Alexandra e Sebastião, mas eles ainda não se sentem bem para falar. Equipe de psicólogos e apoiadores da Unidade Básica de Saúde do Jardim União faz o acompanhamento do casal.

As causas do acidente só serão reveladas com o laudo técnico da Polícia Civil, que deve ficar pronto apenas em janeiro de 2012.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;