Setecidades Titulo Chuvas
Rua atrasa limpeza
de piscinão em Mauá

Irregularidades em trecho dificultam a passagem de
caminhões e máquinas para o reservatório Petrobras

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
30/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


 

O Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo anunciou nesta semana que a limpeza dos piscinões na região seria iniciada terça-feira, começando pelos reservatórios Petrobras, em Mauá, e Ford Taboão, em São Bernardo. Porém, o trabalho no equipamento de Mauá, no bairro Capuava, não começou porque a rua que dá acesso ao reservatório está cheia de lama e buracos devido às chuvas recentes, dificultando a passagem de caminhões e máquinas.

A equipe do Diário esteve no local, ontem pela manhã, e flagrou retroescavadeira da empresa responsável pela limpeza fazendo terraplanagem no trecho para minimizar os danos na rua e facilitar a passagem de veículos pesados para início do trabalho. O funcionário que operava a máquina afirmou que faria os reparos em apenas um dia, mas que seria necessário a colocação de pedras para a área não ser prejudicada novamente pela chuva. Engenheiro do Daee que vistoriava os trabalhos também disse que os problemas na rua dificultam o início do serviço de limpeza.

A autarquia estadual informou que já enviou demanda para a Prefeitura fazer calçamento na via. A administração municipal comunicou que a colocação de asfalto na rua é de responsabilidade do Desenvolvimento Rodoviário S.A., como forma de compensação pelos danos causados durante a construção do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. Ainda assim, afirma que hoje pela manhã irá enviar máquina ao local para colocação de entulho britado, a fim de dar maior sustenção ao solo e facilitar o trabalho que fará a limpeza. A Dersa foi procurada pela equipe do Diário, mas não respondeu aos questionamentos.

O piscinão Petrobras é o maior da região, com capacidade de reter 760.490 metros cúbicos de água. De acordo com o Daee, a previsão é que o equipamento seja limpo, no máximo, em dois meses. O material retirado de rios e piscinões tem de ser decantado, para depois seguir para locais credenciados, dando lugar à continuidade das operações.

No reservatório Ford Capuava a limpeza já foi realizada quase por completa, mas os caminhões também encontram dificuldades para entrar no local e transportar a terra retirada do equipamento. A previsão do Daee é finalizar o serviço em poucos dias. O piscinão Casa Grande será o próximo a receber intervenções de limpeza.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;