Política Titulo
Ney Vaz vai integrar equipe de Grana
Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
07/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Como era previsto, o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Sebastião Ney Vaz, vai integrar a equipe de governo do prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana (PT). É a primeira baixa no secretariado do prefeito Luiz Marinho (PT), reeleito em 7 de outubro para mais quatro anos de mandato.

Ney Vaz aceitou o convite de Grana para reassumir o comando do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), onde atuou entre 1997 e 2007, nas gestões de Celso Daniel e João Avamileno, ambos petistas.

Para isso, recusou convite para atuar na gestão do prefeito eleito da Capital, Fernando Haddad (PT), e para trabalhar na África do Sul na iniciativa privada.

"Tenho uma ligação forte com Santo André, onde morei e trabalhei. Pelo tamanho da Capital, será fácil encontrar outro nome", considerou o secretário.

Ney Vaz permanece em São Bernardo até 31 de dezembro. Sua saída para Santo André foi avalizada por Marinho. "O prefeito entende os desafios que o Grana terá pela frente e a necessidade de uma equipe que conheça os problemas da cidade. Por isso ele me liberou."

Engenheiro civil, Ney Vaz está na gestão Marinho desde 2009. Ele era o adjunto do vereador eleito José Cloves da Silva (PT). Na época, Obras e Serviços Urbanos eram uma única Pasta.

Em 2010 as secretarias foram desmembradas. Ney assumiu o setor de Serviços Urbanos e Cloves ficou no controle de Obras. Em março o petista se desligou da Prefeitura para disputar vaga na Câmara, sendo substituído por Alfredo Buso.

Ney afirma que deixa o departamento de Serviços Urbano com o dever cumprido. "Implantamos ações importantes como o Rua Nova (programa de pavimentação asfáltica)", ressaltou.

 

POLÊMICAS DO SEMASA

A partir de 1° de janeiro, Sebastião Ney Vaz comandará a autarquia que foi alvo de uma das maiores polêmicas do governo de Aidan Ravin (PTB). Um suposto esquema de venda de licenças ambientais atingiu a gestão do petebista.

O caso é alvo de apuração do MP (Ministério Público) e da Polícia Civil. Até mesmo uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi aberta na Câmara para investigar o episódio, mas foi enterrada em maio, após 75 dias de duração. Outra está em formação. "Vou trabalhar para que a minha gestão no Semasa seja a mais transparente possível", garantiu Ney Vaz.

 

 

Outros nomes devem deixar o primeiro escalão de Marinho

 

A confirmação da saída de Sebastião Ney Vaz da Prefeitura dará início ao processo de reforma administrativa que será feito pelo prefeito Luiz Marinho. As mudanças são tratadas em sigilo, mas começam a vir à tona.

 

Pelo menos outros dois integrantes da gestão do petistas migrarão para Santo André. O diretor de departamento da Secretaria de Saúde, Homero Nepomuceno, e o secretário adjunto de Cultura, Alberto Alves de Souza, devem assumir as Pastas de Saúde e Planejamento na gestão de Carlos Grana. O titular da Pasta de Esportes, Eduardo Tadeu Costa, também é cogitado para mudar de cidade.

"Os quadros transitam. Na medida do possível, ajudaremos os companheiros a montar suas equipes (de governo)", disse Marinho.

Único prefeito petista reeleito do Grande ABC, Marinho enfrenta a sondagem de aliados de outras cidades, como Mauá, São Vicente, São José dos Campos e Capital. A secretária-adjunta de Saúde, Lumena Furtado, é cotada para atuar no Litoral.

Mesmo reconhecendo que vai ceder quadros para os correligionários, ele manterá o núcleo duro do governo formado por Cleuza Repulho (Educação), Arthur Chioro (Saúde), Tássia Regino (Habitação), Nilza de Oliveira (Orçamento e Planejamento Participativo) e Tarcício Secoli (Gestão Governamental).

Cleuza foi convidada por Fernando Haddad para comandar a Educação na Capital, mas não foi liberada pelo chefe do Executivo.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;