Cena Política Titulo
Nas Câmaras, 13º volta às discussões
Por Raphael Rocha
04/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


As Câmaras da região iniciaram esta legislatura tentando se adequar ao discurso de economia de gastos. Vereadores devolveram veículos oficiais, houve corte de assessores nos gabinetes, fim do uso de celular corporativo, revisão de contratos. Mas há vereadores que começam a articulação que vai na contramão do enxugamento de despesas. Em fevereiro, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) considerou constitucional o pagamento do 13º salário e férias a prefeitos e vereadores. A notícia chegou aos ouvidos de alguns parlamentares nos mais diferentes Legislativos e eles se organizam para que o benefício seja concedido. Presidentes das Casas, por enquanto, tentam contornar a situação, já que Ministério Público e Tribunal de Contas estão em cima para que haja mais eficiência no uso do dinheiro público nos Parlamentos.

Pinheiro no PMDB
Ex-prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro vai presidir o PMDB da cidade, em posse a ser oficializada até o fim do mês. Sua indicação foi consensual entre as forças da legenda. Ele vai substituir a filha, Gica Pinheiro, que atualmente trabalha na Câmara de São Paulo. “A Gica está fora da cidade, não tem tido muito tempo para cuidar do partido em São Caetano. Como estou mais na cidade, vou cuidar do partido”, destacou o ex-chefe do Executivo.

Parcelamento de débito
Termina no dia 26 o prazo para que o munícipe que tem dívidas com a Prefeitura de São Caetano faça adesão ao PPD (Programa de Parcelamento de Débitos). Segundo o governo de José Auricchio Júnior (PSDB), foram recuperados R$ 4,7 milhões em 1.200 acordos firmados. Quem resolver zerar à vista seu passivo receberá desconto de 100% em juros e multas.

Troca
O governo do prefeito João Doria (PSDB), da Capital, já trocou o nome do indicado que participará das reuniões do Consórcio Intermunicipal. Fábio Lepique, secretário adjunto de Prefeituras Regionais, dará lugar a Edson Aparecido, ex-deputado e ex-secretário do governo do Estado. Aparecido hoje é diretor-presidente da Cohab, companhia de Habitação paulistana.

Palestra
Prefeitos de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), prestigiaram ontem a palestra do chefe do Executivo de São Paulo, João Doria (PSDB), em Curitiba. O evento reuniu empresários e políticos paranaenses – o governador Beto Richa (PSDB) também compareceu. Doria falou sobre os desafios de administrar uma das maiores cidades da América Latina.

Ronaldo de Castro
Afastado da vereança em Santo André, o parlamentar Ronaldo de Castro (PRB) foi submetido a cirurgia no tornozelo. Segundo informações da Casa, o procedimento ocorreu normalmente. O republicano deve retornar aos trabalhos legislativos no dia 15. Durante esse período, Jorge Kina (PSB) exercerá mandato temporário no Parlamento de Santo André.

Repercussão
Caiu como uma bomba a informação de que petistas de Diadema vão tentar convencer o ex-prefeito José de Filippi Júnior a vir candidato a deputado estadual. Um vereador do partido garante que essa possibilidade é zero e que só apoiará Filippi a deputado federal. A bancada da cidade já trabalha para reeleição dos deputados estaduais Luiz Fernando Teixeira e Teonílio Barba, do PT de São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;