Economia Titulo
Celso Amorim participa de reunião ministerial do G-20 na Índia
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/03/2005 | 09:52
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegou nesta sexta-feira a Nova Delhi, na Índia, para participar de Reunião Ministerial do G-20. O grupo de países em desenvolvimento foi criado há dois anos, às vésperas da conferência da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Cancun, para defender interesses comuns no setor agrícola junto às grandes potências.

Após o fracasso de Cancun, o grupo, liderado pelo Brasil, vem promovendo reuniões para a fortalecer posições para a próxima Conferência da OMC no final deste ano, em Chong Kong. Em Nova Delhi, porém, a discussão de estratégias conjuntas em agricultura será apenas um dos itens da pauta do G-20.

O encontro indiano marcará, também, a adesão ao G-20 do Uruguai, único país do Mercosul que não fazia parte do grupo e que inclusive vinha defendendo posições contrárias ao G-20 na OMC. Por fim, paralelamente à reunião ministerial, será selado um Acordo de Comércio Preferencial entre Índia e Mercosul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;