Internacional Titulo
Prazo sugerido por Straw coincide com o divulgado por jornal britânico
Do Diário OnLine
07/03/2003 | 16:49
Compartilhar notícia


O prazo de dez dias sugerido pelo ministro britânico das Relações Exteriores, Jack Straw, para que o Iraque cumpra as exigências da Organização das Nações Unidas (ONU) de se desarmar, coincide com a data divulgada na quinta-feira pelo jornal britânico Daily Express, segundo o qual no dia 17 de março começaria a participação do Exército da Grã-Bretanha na guerra.

Embora não tenha ficado claro, em caso de desobediência das requisições da ONU até a data mencionada, uma ação militar seria promovida contra o regime de Saddam Hussein. “O Conselho de Segurança tem que mandar uma mensagem clara para o Iraque”, afirmou Straw em pronunciamento ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, nesta sexta-feira.

Enquanto isso, o jornal - atribuindo a informação a autoridades cujas identidades não formam reveladas - afirmou que as tropas britânicas estacionadas na região do golfo Pérsico foram comunicadas para se preparar para uma intervenção ao Iraque no dia 17. Quatro dias antes, diz o jornal, começariam os bombardeios aéreos que preparariam a invasão por terra, diz o Daily Express.

Cerca de 350 mil soldados britânicos e norte-americanos estão concentrados na região do golfo aguardando ordens para iniciar uma ofensiva militar contra o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;