Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Projeto de formandos da FEI será apresentado nos EUA


Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC

06/01/2004 | 00:47


Estudantes do Centro Universitário da FEI desenvolveram um sistema que possibilita a inclusão digital a portadores de deficiência visual e auditiva. Batizado de ACDS (Assistente de Comunicação para Deficientes Sensoriais), o projeto será apresentado quinta-feira na Consumer Communications and Networking Conference, evento aberto nesta segunda em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Composto por três módulos (Notes, Net e Mouse), o ACDS permite que deficientes físicos, sensoriais ou de aprendizado, tenham acesso ao computador, transformando texto em voz para o deficiente visual, e voz em texto para o deficiente auditivo.

Cláudio Rodrigo da Silva – um dos quatro formandos que, sob a supervisão da professora Maria Ines Lopes Brosso, desenvolveram o sistema – afirma que a principal vantagem do ACDS reside no baixo custo da tecnologia. “As soluções para portadores de deficiência disponíveis no mercado sofrem de um paradoxo: promovem a inclusão digital, mas contribuem para a exclusão, pois são caras demais”, diz.

Após a confirmação da presença no evento de Las Vegas – para a qual o projeto, o único da América Latina, foi aprovado juntamente com outros 19 de várias aplicações –, os alunos agora pleiteiam, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), dinheiro para aperfeiçoar o sistema.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;