Internacional Titulo
Aviaçao indiana ataca território paquistanês
Por Do Diário do Grande ABC
26/05/1999 | 13:21
Compartilhar notícia


A aviaçao indiana realizou nesta quarta-feira, em Cachemira, uma segunda série de ataques aéreas contra guerrilheiros muçulmanos infiltrados pelo Paquistao em território indiano, anunciou uma fonte oficial em Nova Deli. Avioes Mig23 e Jaguar indianos, apoiados por helicópteros Mi-17, já haviam atacado de madrugada ``mercenários' muçulmanos infiltrados nas montanhas da parte indiana de Cachemira, nas regioes de Kargil, Batalik, Drass e Moshka, 100 km a noreste de Srinagar.

Estes bombardeios foram ``muito eficientes e provou vítimas', disse uma fonte militar, sem dar um balanço preciso.

As forças armadas paquistanesas encontram-se em estado de alerta e se reservam o direito de reagir à intervençao sem precedente da aviaçao indiana na Cachemira, segundo uma fonte militar em Rawalpindi.

Os ataques continuarao ``até que nossas forças recuperem o controle de nosso território', afirma um comunicado oficial, advertindo ao Paquistao que nao intervenha e ameaçando o país vizinho com ``medidas apropriadas'.

``Em seu próprio interesse, o Paquistao nao somente deveria deixar de ajudar os militantes, mas também assegurar sua retirada e deixar a situaçao na área como antes', acrescenta o texto.

O exército indiano informou que nas duas últimas semanas matou 160 membros de um grupo de 400 rebeldes - entre os quais havia efetivos do movimento taliban afegao e soldados paquistaneses - infiltrados na regiao de Kargil, a uns 100 km de Srinagar, a capital de verao da Cachemira indiana.

A aviaçao indiana assumiu as açoes no aeroporto de Srinagar, onde todos os vôos civis foram cancelados. Os habitantes assinalaram que a cidade, sobrevoada pelos avioes indianos, está em pânico e que se teme uma nova guerra entre India e Paquistao, que há 50 anos disputam o território de Cachemira.

O ministro paquistanês de Relaçoes Exteriores, Sartaj Aziz, declarou esta quarta-feira que a India é ``a responsável pela escalada' e por uma situaçao que Islamabad considera ``mais grave' do que as escaramuças registradas regularmente ao longo dos 270 km da linha de divisao da Cachemira.

Desde o último dia 9, as forças indianas e paquistanesas se enfrentam em duelos de artilharia na regiao de Kargil. Nova Délhi enviou como reforço cerca de 15 mil soldados e várias dezenas de milhares de habitantes abandonaram a regiao.

O exército indiano considera que os guerrilheiros infiltrados queriam cortar uma importante estrada entre Srinagar e Leh em Ladakh, mais ao norte.

Nova Délhi também acusou o Paquistao de ter derrubado um aviao de reconhecimento indiano com um míssil Sam na última segunda-feira.

Quando foram anunciados os bombardeios aéreos na Cachemira, esta quarta-feira de manha, a Bolsa de Bombaim caiu 2,5% e a de Karachi 3,7%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;