Cultura & Lazer Titulo
'Chicago' leva seis Oscars, inclusive melhor filme
Do Diário OnLine
24/03/2003 | 10:36
Compartilhar notícia


O musical 'Chicago' dominou a 75ª festa do Oscar e levou seis estatuetas na cerimônia realizada na madrugada desta segunda-feira, em Los Angeles (EUA). Dono de 13 indicações, o filme faturou os prêmios de Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Catherine Zeta-Jones), Direção de Arte, Figurino, Som e Montagem.

O segundo grande vencedor da noite foi 'O Pianista', com três prêmios. Mas o filme sobre a resistência de um artista polonês aos horrores da Segunda Guerra Mundial faturou duas das categorias mais importantes do Oscar: Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Diretor (Roman Polanski) – Roteiro Adaptado foi o outro prêmio.

O único prêmio de 'As Horas', que teve nove indicações, foi dedicado para Nicole Kidman, que venceu como Melhor Atriz. A estatueta de Melhor Ator Coadjuvante foi para Chris Cooper, que atuou em 'Adaptação'. O cineasta espanhol Pedro Almodóvar ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original por seu trabalho em 'Fale com Ela'.

A grande decepção da noite ficou para 'Gangues de Nova York', que concorria em dez categorias. Favorito para Melhor Filme, Melhor Diretor (Martin Scorcese) e Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), o filme não ganhou sequer uma estatueta. Até em Melhor Música, em que concorria com a balada 'The Hands that Built America' (U2), o filme foi surpreendido. A Academia decidiu premiar 'Lose Yourself', composição do rapper Eminem que integra a trilha sonora do filme autobiográfico '8 Mile'. Conforme esperado, o polêmico cantor de Detroit nem apareceu no Kodak Theater para levar a estatueta.

Sem 'Cidade de Deus' na disputa pelo Melhor Filme Estrangeiro (categoria vencida pelo alemão 'Em Nenhum Lugar da África'), o Brasil sofreu outras duas pequenas derrotas no Oscar deste ano. O cantor Caetano Velloso, que se apresentou ao vivo na festa junto com a mexicana Lila Downs, viu a canção 'Burn it Blue' (do filme 'Frida') perder a estatueta para o rap 'Lose Yourself'. No prêmio de Melhor Filme de Animação, 'Era do Gelo', que contava com um brasileiro na produção, foi derrotado pelo japonês 'Spirited Away - A Viagem de Chihiro'.

Confira todos os vencedores do Oscar

Melhor Filme - 'Chicago'
Direção - Roman Polanski ('O Pianista')
Roteiro original - 'Fale com Ela' (Pedro Almodovar)
Roteiro adaptado - 'O Pianista'
Atriz - Nicole Kidman ('As Horas')
Canção original - 'Lose Yourself' ('8 Mile - Rua das Ilusões')
Ator - Adrien Brody ('O Pianista')
Montagem - 'Chicago'
Fotografia - 'Estrada para a Perdição'
Documentário de curta-metragem - 'Twin Towers'
Documentário de longa-metragem - 'Tiros em Columbine'
Edição de som - 'O Senhor dos Anéis: As Duas Torres'
Filme estrangeiro - 'Nowhere in Africa' (Alemanha)
Trilha sonora - 'Frida'
Atriz coadjuvante - Catherine Zeta-Jones ('Chicago')
Maquiagem - 'Frida'
Figurino - 'Chicago'
Curta-metragem - 'This Charming Man'
Animação de curta-metragem - 'The ChubbChubs!'
Direção de arte - 'Chicago'
Ator coadjuvante - Chris Cooper ('Adaptação')
Efeitos visuais - 'O Senhor dos Anéis: As Duas Torres'
Animação de longa-metragem - 'Spirited Away - A Viagem de Chihiro'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;