Cultura & Lazer Titulo Lançamento
A arte de perder
Luciane Mediato
Especial para o Diário
16/01/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


A perda, o amor e o luto são alguns dos sentimentos mais intensos e dolorosos que o ser humano pode sentir. Às vezes é preciso perder tudo para encontrar a si mesmo. Com emoções à flor da pele e acontecimentos avassaladores o romance 'O Céu está em Todo Lugar' (Editora Novo Conceito, 424 páginas, R$ 34,90 em média), da norte-americana Jandy Nelson, traz à tona os paradoxos das relações familiares e amorosas.

Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz à sombra de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie se sente como se estivesse no mar sem a sua âncora. Dominada pela emoção, ela logo se vê dividida entre dois rapazes: o namorado de Bailey, Toby, e Joe, o rapaz charmoso e talentoso músico que é novo na cidade.

Ao lado de Lennie está sua família, que também sente muito a falta de Bailey - seu tio Big e sua avó. Esses parentes não são comuns, eles têm uma forma diferente de olhar o mundo e isso nos dá nova perspectiva. Todos levam a vida de forma mais leve. A avó de Lennie adora plantas e é especialista no assunto, além de pintar quadros com a mesma personagem, sua filha, que ela acha que vai voltar para casa depois de tantos anos sem dar as caras.

No decorrer da história vamos acompanhando como era a vida de Lenny antes da irmã morrer e após ela morrer, e vemos claramente como todos foram afetados pela morte de Bailey, como a vida deles parou junto com o coração dela. Como ela mesmo diz "minha irmã morre inúmeras vezes, o dia todo."

A jovem de luto começa a aprender a viver e não está sendo fácil. No livro, Lennie escreve sobre tudo. Ela encontra um copo jogado no chão e escreve sobre ele. O ato é uma terapia e uma forma de refletir sobre a vida. Ela expressa poesia, dor, alegria e raiva . A cada novo texto dela percebemos o seu amadurecimento.

O enredo envolve o leitor do começo ao fim. Descobrimos que Bailey não era a irmã perfeita. Não que ela fosse boa ou má, mas apenas que ela não era ideal como todos a consideravam. O título, que pode ser confundido com obras de auto-ajuda, está longe disso, a obra trata dos conflitos e das falhas humanas.

Biografia
Jandy Nelson é uma agente literária, poetisa com livros publicados e acadêmica eterna, formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórina e pela forma como o estado norte-americano continua firme na ponta do continente. 'O Céu Está em Todo Lugar' é seu primeiro romance.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;