Cultura & Lazer Titulo
'O Jardineiro Fiel' disputa três prêmios no Globo de Ouro
Por Da AFP
16/01/2006 | 17:15
Compartilhar notícia


'O Jardineiro Fiel', do brasileiro Fernando Meirelles, tem três indicações ao Globo de Ouro, cuja 63ª cerimônia de entrega será celebrada nesta segunda-feira, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e cujos prêmios - considerados uma prévia do Oscar - são concedidos pela imprensa estrangeira de Hollywood. Com sete indicações, o romance homossexual 'O Segredo de Brokeback Mountain' terá sua primeira prova de fogo antes do Oscar, em uma noite dominada pelo cinema independente.

Segundo apostas da imprensa especializada, 'Boa Noite e Boa Sorte', filme produzido, dirigido e protagonizado por George Clooney, sobre o confronto, nos anos 50, entre o jornalista de televisão americano Ed Murrow e o senador Joseph McCarthy, instigador da caça às bruxas contra os comunistas, aparece como o grande concorrente da história de caubóis homossexuais, dirigida pelo taiwanês Ang Lee.

A cerimônia deste ano, com mais de dois mil convidados, que em duas horas se propõe a entregar os prêmios aos ganhadores das 24 categorias, prestará homenagem à longa carreira do ator britânico-americano Anthony Hopkins, com o prêmio Cecil B. DeMille.

O celebrado longa-metragem sobre o romance entre dois vaqueiros, interpretados por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, este último indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, disputará o prêmio de melhor filme com concorrentes de peso: 'O Jardineiro Fiel', do brasileiro Fernando Meirelles, 'Match Point', de Woody Allen, 'Boa Noite e Boa Sorte', segundo filme de George Clooney na direção, e 'A History of Violence', de David Cronenberg.

Para as cifras astronômicas que a indústria hollywoodiana investe no cinema, estes cinco filmes são considerados de baixo orçamento, com um custo médio de US$ 30 milhões. O Globo de Ouro, considerado o vaticínio mais importante do veredicto final ditado no Oscar, em 5 de março, tem categorias dedicadas a dramas e comédias ou musicais.

Dentro da categoria de atores dramáticos, o australiano Heath Ledger competirá com outro grande favorito, Philip Seymour Hoffman ('Capote'), e também com Russell Crowe ('Cinderella Man - A Busca pela Esperança'), David Strathairn ('Boa Noite e Boa Sorte') e Terrence Howard ('Hustle & Flow').

Para a categoria feminina, Felicity Huffman é a grande favorita da noite por sua atuação em 'Transamerica' (também é indicada por 'Desperate Housewives'), Gwyneth Paltrow por 'Proof', Charlize Theron por 'North Country', e Ziyi Zhang por 'Memórias de uma Gueixa'.

Na categoria melhor comédia ou musical, todas as fichas estão com 'Walk the Line', filme sobre a vida do cantor Johnny Cash, protagonizado por Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon, ambos indicados a melhor ator e atriz nessa categoria. Seus concorrentes são 'Os Produtores', 'Orgulho e Preconceito', 'Mrs. Henderson Present' e 'The Squid and the Whale'.

Entre os filmes estrangeiros, os candidatos são Kung Fu Hustle (China), Master of the Crimson Armor (China), Joyeux Noel (França), Paradise Now (Palestina) e Tsotsi (África do Sul).

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro, antecedida pelo desfile de estrelas sobre o tradicional tapete vermelho, começará no horário nobre americano, com transmissão do Hotel Beverly Hilton, em uma cerimônia caracterizada pela descontração, que se celebra enquanto os convidados jantam.

Além de premiar o cinema, o Globo de Ouro também consagra as produções da televisão. Este ano, a série de sucesso 'Desperate Housewives' é a recordista em indicações, com cinco: a de melhor comédia e quatro apenas de melhor atriz de comédia para as talentosas protagonistas - Marcia Cross, Teri Hatcher, Felicity Huffman e Eva Longoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;