Cultura & Lazer Titulo Sinfônica
Espantando o frio

Orquestra Sinfônica de Santo André traz para o Teatro
Municipal da cidade Anton Bruckner e Max Bruch

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


A Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André), traz para o Teatro Municipal da cidade, no fim de semana, duas expressivas figuras do romantismo na música de concerto: Anton Bruckner e Max Bruch. Ingressos serão trocados por agasalhos.

Pela série Anchieta, que traz programação mais robusta, com grandes sinfonias clássicas, a orquestra apresenta o Concerto nº 1 para Violino e Orquestra, em Sol Menor, op. 26, de Bruch e a Sinfonia nº 2 em Dó Menor, de Bruckner.

"Normalmente, as orquestras brasileiras não fazem essa sinfonia do Brukner porque sua execução é extremamente exigente. Esse repertório é uma das obras mais belas que já estudei e vou reger. Representa um grande desafio para a sinfônica", afirma o maestro Carlos Moreno.

"Tanto Bruch quanto Brukner viveram muito intensamente o romantismo na música de concerto. Brukner foi mestre de quase todos os contemporâneos dele e na escrita de Bruch tem muito da escola do primeiro. São obras distintas que evocam muito do período romântico", diz o maestro.

Na peça de Bruch, terminada em 1866, o violinista e camerista Cláudio Cruz participa como solista. "Cláudio é um dos maiores violinistas da história da música. É um grande professor e o spalla principal da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Um espelho para que a nova geração possa se mirar", entende.

Excepcionalmente nestas apresentações, os ingressos - sempre gratuitos - serão trocados por peças de roupa para a Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. "É muito importante que o nosso público esteja engajado junto à orquestra", convoca Moreno.

Para o próximo mês, com o repertório já fechado, a Ossa faz importantes apresentações em dois festivais de inverno. A primeira em Campos do Jordão, dia 17, e outra em Paranapiacaba, no dia seguinte, no Clube União Lyra-Serrano. O repertório para Campos será composto por Beethoven, Wagner, Glinka, Sibelius e Carlos Gomes.

Orquestra Sinfônica de Santo André - Concerto. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Amanhã e domingo, às 20h. Ingr.: cada ingresso será trocado por um agasalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;