Setecidades Titulo Educação
Projeto de reciclagem ajuda alunos na hora da redação

Escola Estadual Professor Antonio Lapate Netto usou experiência para orientar os estudantes

Por Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
17/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


No Desafio de Redação de ontem, os alunos da EE Antonio Lapate Netto, na Vila Magini, em Mauá, tiveram uma ajuda diferente. A professora de Geografia Berenice Nunes Fernandes Honório realizou projeto com os alunos sobre reciclagem. “É uma iniciativa do governo estadual para a coleta de latinhas de alumínio. Nós nos unimos e recolhemos latas dentro da escola e no entorno”, disse a educadora. Segundo ela, em uma semana foram recolhidas mais de 200 unidades.

Berenice explicou que a ideia surgiu antes do anúncio do tema do concurso deste ano, O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? E a coincidência ajudou os alunos a escrever sobre o tema. “Eles estavam com as ideias frescas na cabeça, por isso, foi mais fácil”, contou.

A estudante Aline Lira Urbano, 13 anos, disse que ficou confusa com a quantidade de opções para mudar o mundo. “É muita coisa para mudar, tive que escolher algumas, e preferi a reciclagem, pois dá para convencer mais gente a ajudar.”

“Reciclar significa diminuir a poluição. E com menos poluição, podemos ter um mundo melhor”, disse o estudante Phelipe da Silva de Lins.

Na Escola Estadual Zaíra 8, o reaproveitamento de materiais também foi o assunto predominante nas redações. “Evita o desperdício do lixo, e a sujeira no chão”, disse a estudante do 9º ano Débora Ruas Oliveira.

Já o estudante Thiago Victor Rodrigues Palento foi além. “A reciclagem evita enchentes, que podem causar mortes, principalmente de quem mora em áreas de risco.”

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e com apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com bolsa de estudos na USCS. As provas foram prorrogadas e acontecem até o dia 26. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;