Internacional Titulo
Rússia busca argumentos para explicar guerra
Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 11:46
Compartilhar notícia


Boris Yeltsin, acusado de sustentar uma guerra bárbara na Chechênia, tentará convencer, na reuniao de cúpula de Istambul, os sócios da OSCE de que ``a operaçao antiterrorista' em curso era inevitável, e que se trata de um assunto estritamente interno.

Confrontado com os pedidos da comunidade internacional para que haja uma negociaçao, Moscou, no momento, mantém uma posiçao ambígua. De fato, o Kremlin se declara disposto a iniciar ``diálogo político', ao mesmo tempo que afirma que as conversaçoes com o presidente separatista, Aslan Masjadov, seriam inúteis porque ``ele nao controla a situaçao em sua própria república'.

Apesar da fadiga e da doença, o próprio Boris Yeltsin irá a Istambul para enfrentar os ocidentais. ``Ninguém tem o direito de acusar a India', reclamou Yeltsin nesta segunda-feira.

A delegaçao russa vai apresentar dois argumentos, repetidos em várias oportunidades desde o início da guerra, em 5 de setembro. O primeiro que afirma a realizaçao de uma operaçao antiterrorista na Chechênia, por parte do exército russo.

Desde o término da guerra de 1994-1996, a Chechênia se converteu numa zona onde nao imperava a lei, onde os bandos armados proliferaram sem controle, na maioria dos casos dirigidos por chefes de guerra islamitas, que, financiados no exterior, atacaram duas vezes a república do Daguestao e depois se voltaram para a Chechênia.

Os ``bandidos chechenos', como definidos pela imprensa russa, sao responsáveis pelos atentados que causaram 298 mortos na Rússia, em agosto e setembro, e pelas centenas de seqüestros e execuçoes de reféns russs e estrangeiros. Um fracasso da operaçao russa na Chechênia, segundo o ministro da Defesa Igor Sergueiev ocasionaria uma ``explosao do terrorismo muçulmano' no mundo.

Já o segundo argumento, defende que a questao chechena é um assunto interno russo. O ministro das Relaçoes Exteriores, Igor Ivanov, rejeitou formalmente, em 12 de novembro, uma proposta de mediaçao da OSCE no conflito. Quanto a isso, a comunidade internacional reconhece que a Chechênia é uma parte integrante da Federaçao da Rússia, mas acusa o exército russo de violar as convençoes internacionais e as leis da guerra ao bombardear civis.

Diante dessas críticas, a Rússia nao tem muitos argumentos e os dirigentes moscovitas, no geral, se limitam a responder que ``a situaçao dos refugiados está controlada' e que o ``exército faz todo o possível para evitar mais vítimas civis', sem convencer ninguém.

Ante estas pressoes externas, os dirigentes russos podem recorrer ao apoio de uma opiniao pública russa traumatizada pelos atentados de agosto e setembro e marcada por uma longa tradiçao de hostilidades em relaçao aos chechenos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;