Turismo Titulo Beleza
Nas águas de Petrohue
Por Peter Paulo Goldschmidt
22/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os saltos de Petrohue são um dos lugares mais lindos da região. Aqui, as águas do rio foram represadas pelas erupções do vulcão Osorno, formando o Lago Todos los Santos.

Com o tempo, a água achou seu caminho por meio da lava endurecida e formou canais, saltos e cachoeiras.

Devido a sua origem glacial, as águas têm uma forte cor que varia do azul ao verde, e que, em contraste com a rocha negra e os bosques nativos, tornam o lugar quase mágico.

A quilômetros dos saltos está o Lago Todos los Santos, que ganhou tal nome quando os padres jesuítas descobriram a região no dia 1º de novembro.

Protegido pelo Parque Nacional Vicente Perez Rosales, é o mais antigo dos 32 parques nacionais chilenos e abriga, ainda, bosques nativos, rios e três grandes vulcões: o Osorno, o Tronador e o Pontiagudo.

O Lago Todos los Santos (ou Esmeralda, devido sua cor), tem 36 quilômetros de extensão e é caminho natural por entre os altos picos da Cordilheira dos Andes. Além disso, junto aos lagos Frias e Nahuel Huapi forma uma trilha fluvial através das montanhas, ligando Puerto Varas a Bariloche, na Argentina.

Já no extremo Leste do lago a Vila de Peulla (broto de Primavera) encanta os turistas.

Fundada sobre uma planície encravada entre duas grandes cadeias de montanhas, possui apenas 120 habitantes - quase todos trabalhando nos dois únicos hotéis e demais serviços ofertados na região.

Um lugar belo e sossegado, ideal para quem deseja descansar e se aproximar da natureza - parada obrigatória para quem faz a travessia da Cordilheira.

A região de Puerto Varas tem ainda outros atrativos que não mencionamos aqui, mas igualmente importantes e que valem o reconhecimento.

Apesar de estar em uma região com alto índice de chuvas, Puerto Varas pode (e deve) ser visitada em qualquer época do ano: uma boa maneira de conhecer este belíssimo país que é o Chile.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;