Cultura & Lazer Titulo Na TV
Elza Soares em 'Ensaio' inédito na TV Cultura
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
17/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A voz rascante e afinada de Elza Soares é a atração do "Ensaio" que a TV Cultura exibe na quarta-feira, às 22h10. Durante o programa, dirigido por Fernando Faro, a diva revisita pérolas da MPB, entre elas "Samba da Minha Terra", de Dorival Caymmi, e Pano Legal, de Billy Blanco.

O repertório conta com outros clássicos, como "Se Acaso Você Chegasse", composição de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins responsável pela projeção nacional de Elza na década de 1950.

A música ganhou acento jazzístico graças à habilidade da veterana com o scat (quando o intérprete emite sílabas sem sentido para reproduzir solo instrumental). A técnica era característica marcante do lendário cantor e trompetista norte-americano Louis Armstrong (1901-1971), também conhecido como Satchmo, que se tornou amigo da cantora.

"Quando estava no palco, uma pessoa vira para mim e diz: ‘Elza, veja quem está atrás de você'. Era nada menos que Louis Armstrong. Achei que fosse o Monsueto (sambista carioca), mas não. Ele falou que eu era sua "filha espiritual". Uma pessoa maravilhosa", recorda a cantora durante o programa.

Além de relembrar a trajetória profissional, ela narra episódios da infância e da adolescência. Filha de lavadeira e operário, Elza foi criada na favela de Água Santa, subúrbio de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.

Desde criança, cantava no ritmo sincopado dos sambistas de morro. "João Gilberto, meu grande amigo, ia muito lá em casa para ver a divisão de notas que eu fazia ao cantar. Ele achava incrível."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;