Economia Titulo Inflação
Alta do petróleo coloca em risco controle da inflação
29/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A alta do preço do petróleo é vista pelo Ministério da Fazenda como a maior ameaça ao processo de crescimento econômico e ao controle da inflação.

A questão é ainda mais preocupante porque se trata de uma variável sobre a qual o governo brasileiro não tem nenhum controle.

O ministro Guido Mantega, da Fazenda, já disse publicamente que o mundo passa pelo terceiro choque do petróleo. As análises técnicas dão conta de que choques de aumento de preços da commodity têm natureza recessiva.

"Os dois choques anteriores (nos anos 70) levaram à desaceleração a economia mundial", disse um intee da equipe econômica. Um dos sinais nessa direção é o aumento dos combustíveis na China, que, segundo a fonte, deve desacelerar o ritmo de crescimento do gigante asiático, que atualmente é a locomotiva da economia mundial e um dos principais destinos das exportações brasileiras.

A alta do petróleo também pode causar efeitos diretos no País, via aumento de preços dos combustíveis. Como se trata de um produto cujo consumo pouco se altera, a conseqüência deverá ser a redução da renda disponível da população e, conseqüentemente, redução do consumo em outras áreas.

Embora a fonte evite fazer projeções sobre eventuais altas na gasolina e antecipar decisões do governo, admite que, depois da redução da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) em maio, o espaço para mais desoneração tributária para compensar eventual elevação dos preços pela Petrobrás diminuiu.

O último reajuste ocorreu com o preço do petróleo na casa dos US$ 117. Na sexta-feira, a commodity superou a marca dos US$ 140 por barril. O petróleo é o insumo básico de produtos na cadeia econômica, como plásticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;