Setecidades Titulo Meio ambiente
Região tem 74 áreas com algum tipo de contaminação, diz Cetesb

Número equivale a 21% do total de terrenos examinados em 2013

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Relatório anual divulgado ontem pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aponta que, até dezembro de 2013, o Grande ABC possuía 74 áreas com algum tipo de contaminação do solo, água ou ar. O número equivale a aproximadamente 21% dos 353 terrenos examinados nas sete cidades da região. A quantidade de locais remediados ou em processo de reabilitação permaneceu estável em relação ao levantamento divulgado no ano anterior.

Entre os espaços onde houve detecção de poluentes, 60 (81%) apresentavam risco de contaminação confirmado, enquanto dez (13,5%) estavam sob investigação e o restante em processo de reutilização. Outros 123 terrenos passavam por monitoramento para certificação de que as substâncias tóxicas foram, de fato, eliminadas. Apenas 51 já foram consideradas reabilitadas.

O monitoramento das áreas é feito após a descontaminação. Equipes da Cetesb observam o local por dois anos para que haja confirmação de que a retirada dos poluentes foi feita de maneira satisfatória. Nesse caso, a classificação é alterada para reabilitada. Se o proprietário do terreno não providenciar a limpeza indicada pela companhia, pode receber multa no valor de até R$ 77,4 milhões.

Grande parte dos espaços poluídos no Grande ABC é ocupada por postos de combustíveis. A situação é atribuída a ocorrência de vazamentos em tanques e tubulações para armazenamento.

O levantamento também aponta contaminações em áreas como espaços públicos, garagens de ônibus e até condomínios residenciais. O terreno onde hoje funciona o campus de Santo André da UFABC (Universidade Federal do ABC), no bairro Bangu, passa por processo de descontaminação.

A equipe do Diário procurou técnicos da Cetesb para comentar os números, mas a companhia não retornou os pedidos até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;