Internacional Titulo
Festa dos Trabalhadores é cancelada em Zimbábue
Do Diário do Grande ABC
01/05/2000 | 09:42
Compartilhar notícia


A confederaçao de sindicatos de Zimbábue (ZCTU) decidiu cancelar, nesta segunda-feira, as tradicionais manifestaçoes da Festa dos Trabalhadores, temendo incidentes violentos.

O movimento sindical, contudo, ameaçou fazer uma greve geral se suas reivindicaçoes de aumento do salário mínimo e do fim da violência política nao forem atendidas.

A tensa situaçao de protesto social das últimas semanas, que já causou 12 mortes e a ocupaçao de mais de mil propriedades de brancos, pode ter provocado o descontrole das manifestaçoes sindicais, explicaram os líderes da ZCTU.

Os sindicatos zimbabuanos exigem um aumento do salário mínimo até o equivalente a US$ 180. Atualmente, o salário mínimo mensal eqüivale a US$ 51.

A ZCTU, sob a liderança do ex-secretário geral Morgan Tsvangirai, agora à frente do principal partido da oposiçao, o Movimento para a Mudança Democrática (MMD), lançou uma série de greves nacionais entre 1997 e 1998 que levaram o país a um bloqueio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;