Setecidades Titulo Imbróglio
Justiça barra volta presencial das escolas no Estado de SP

Justiça barra volta presencial das escolas no Estado de SP

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
29/01/2021 | 08:27
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) barrou ontem a retomada das aulas presenciais em escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas no Estado. A decisão da juíza Simone Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública da Capital, está amparada no crescimento dos casos e mortes de Covid em todas as regiões em São Paulo.

A decisão suspendeu decreto emitido em dezembro pelo governador João Doria (PSDB) em que autorizava a retomada de aulas e atividades presenciais nas escolas públicas e privadas mesmo nas fases mais restritivas do Plano São Paulo, que determina as diretrizes para reabertura da economia na pandemia.

A ação civil pública foi movida pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), responsável pelos profissionais da rede privada.

A ideia do governo do Estado era a de que as aulas na rede pública fossem retomadas a partir do dia 8, com apenas 35% dos alunos presentes e em esquema de rodízio.

Na região, acordo firmado pelos prefeitos, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, permitia a reabertura das salas de aula a partir do dia 1º de março na rede pública – os estabelecimentos particulares poderiam voltar no dia 18 de fevereiro. Só Rio Grande da Serra que decidiu contrariar o acordo e determinou a suspensão, por tempo indeterminado, do retorno às aulas presenciais de escolas situadas na cidade, tanto para rede pública quando a privada.

Todos os municípios paulistas se encontram nas fases laranja ou vermelha do Plano São Paulo, as duas mais restritivas. O Grande ABC está na primeira condição durante a semana, das 6h às 20h, e na segunda aos fins de semana e feriados.

Entre as justificativas para a decisão, a juíza cita o agravamento da pandemia e o colapso no sistema de saúde em algumas regiões do País. Fala também que as novas variantes do coronavírus descobertas recentemente no Amazonas e que já chegaram a São Paulo podem aumentar o número de pessoas infectadas.

Procurado pelo Diário, o governo de São Paulo informou por nota que irá recorrer da decisão liminar, “pois contraria as orientações do Plano São Paulo. O Estado não foi notificado ainda, então não há alteração de cronograma até o momento”. O Palácio dos Bandeirantes afirmou ainda que as prioridades da Secretaria da Educação são a “segurança e saúde de todos os estudantes e servidores da Educação, além do direito à educação, segurança alimentar e saúde emocional de todos os estudantes.” 

Seduc quer obrigar funcionários a monitorar casos de Covid nos colégios

Profissionais da área da educação do Grande ABC estão temerosos a respeito de resolução publicada pela Seduc (Secretaria de Educação do Estado) na terça-feira. De acordo com o texto, quando autorizada a retomada das aulas presenciais, as unidades escolares ficarão responsáveis por registrar as ocorrências de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no sistema de informação e monitoramento da educação.

 Além disso, o texto diz ainda que os profissionais das escolas serão encarregados da medição de temperatura e que cada unidade escolar precisará separar uma sala ou “área arejada e ventilada para isolar pessoas que apresentem sintomas até que possam voltar para casa”.

 De acordo com o professor Bruno Monteforte, coordenador da subsede andreense da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), medidas como a “criação de sala de isolamento na escola para colocar alunos que tenham sintoma e chamar o pai para ir buscar, isso coloca uma situação que já prevê que terá contaminação nas escolas”. “Esse discurso de que é totalmente seguro é uma falácia. Se o governo acreditasse que fosse algo seguro, não teriam essas medidas”, explica Monteforte. 

 O coordenador questiona ainda o fato de que “nenhum dos profissionais nas unidades escolares é formado na área da saúde. Nem sequer está se pensando na questão de se contratar um funcionário especializado da saúde para fazer esse controle”, critica. “Nós, e toda a Apeoesp, temos posição de total repúdio dos retornos de aulas e atividades presenciais nas escolas enquanto não tiver segurança sanitária gerada pela vacinação da população”, afirma. “O perigo não é só a contaminação na escola, mas também dos familiares.”

 Um professor de Santo André que leciona na rede estadual no município – ele pediu para não ser identificado – afirma que não cabe aos docentes o processo de triagem de possíveis alunos contaminados pela Covid-19. “Essa triagem é um padrão básico que é feito por um enfermeiro. Não tenho essa formação na área da saúde para dizer que ‘esse aluno está sintomático’. Encaminho ele para uma sala. O aluno está em estado febril, que é um sintoma inespecífico, e não significa que esteja com Covid-19, e ele ficará em uma sala de isolamento junto com outra pessoa que pode estar com febre e estar com a doença”, questiona. 

 A Seduc informou que “cada escola deverá cadastrar um comitê local que fará o monitoramento dos protocolos sanitários. Entretanto, só o coordenador deste comitê, que deverá ser indicado pelo diretor da unidade escolar, ficará autorizado a lançar os dados”. VC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;