Diarinho Titulo
Às vezes, é melhor mudar o lugar do adjetivo
Professor Pasquale Cipro Neto
04/10/2009 | 07:28
Compartilhar notícia


Na semana passada, falamos da concordância dos adjetivos. Vimos que, quando se usa um adjetivo para qualificar dois ou mais substantivos, há duas possibilidades. Para informar que o abacate é maduro e a laranja é madura, por exemplo, pode-se dizer laranja e abacate maduro ou laranja e abacate maduros; abacate e laranja madura ou abacate e laranja maduros.

Como vimos, quando se diz abacate e laranja madura, pode-se ter a impressão de que só a laranja é madura. Por isso, o último texto terminou com uma pergunta: como fazer quando se quer deixar claro que o adjetivo só qualifica um dos substantivos?

Não é difícil. Veja este caso: "Ela foi à festa usando meias amarelas e saia". Não há a menor dúvida em relação ao que era amarelo: as meias. Só as meias. Nesse caso, não se diz a cor da saia; diz-se apenas que ela foi à festa usando saia, e não calça comprida, por exemplo. Se fosse adotada outra ordem, como "Ela foi à festa usando saia e meias amarelas", seria perfeitamente possível entender que a saia também era amarela.

A dica é mudar a ordem. Colocar primeiro o substantivo que será qualificado, em seguida o adjetivo e, por fim, o segundo substantivo. Não custa repetir o exemplo: "Ela foi à festa usando meias amarelas e saia".

Outro exemplo: "Ele gosta de cinema italiano e literatura". O que significa isso? Que ele gosta de duas coisas: de cinema italiano e de literatura. O cinema é especificado; a literatura, não. Pelo que se vê, essa pessoa gosta de literatura em geral e de um determinado tipo de cinema, o italiano.

Se a ordem fosse mudada para "Ele gosta de literatura e cinema italiano", não haveria clareza. O adjetivo poderia referir-se aos dois substantivos. Como vimos na semana passada, é melhor colocar o adjetivo no plural quando se quer deixar claro que ele se refere aos dois substantivos: "Ele gosta de cinema e literatura italianos" ou "Ele gosta de literatura e cinema italianos".

Então, a história é a seguinte: a melhor coisa a fazer é ser o mais claro possível quando se usa um adjetivo para qualificar dois ou mais substantivos. Trabalhar com a ordem pode ser a melhor saída. No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;