Memória Titulo
A memória e a escola no exemplo que vem de São Caetano

O Diário Online desta semana, já no ar, focaliza o Centro de Documentação e Memória da USCS (Universidade de São Caetano). Nosso convidado...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Diário Online desta semana, já no ar, focaliza o Centro de Documentação e Memória da USCS (Universidade de São Caetano). Nosso convidado é o professor Oscar Garbelotto. Foi ele o criador do Centro de Memória, ainda nos tempos do IMES.

O Centro é rico. Ganha informatização. Reúne farto material, inclusive pesquisa referencial do Diário, desde os tempos do News Seller. São fotografias e outros documentos que remontam à década de 1960. Até mesmo os primeiros jornais do IMES, ainda mimeografados, podem ser vistos e pesquisados.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 25: a memória universitária. Entrevistado: professor Oscar Garbelotto, coordenador do Centro de Documentação e Memória da USCS. Editor do Diário Online, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato e Celso Andreos; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique em Video e Grande ABC Memória.

Lembranças de uma fábrica e de uma escola - 2ª parte

Texto: Hermano Pini Filho

Frequentei o quarto e último ano do curso primário do Grupo Escolar da Cerâmica São Caetano. Em 1941, como o presidente Vargas estaria lá, a diretora da escola, Clarice de Magalhães Castro, escalou-me para hastear a Bandeira Nacional durante a cerimônia programada. Com antecedência ela orientou-me sobre como deveria proceder.

No dia e hora lá fui eu, moleque meio sem jeito mas compreensivelmente um tanto orgulhoso, ciente de que deveria cumprir bem a missão. Isso no jardim da escola, em presença de Getúlio Vargas, de Roberto Simonsen, de Armando de Arruda Pereira, entre outros diretores da indústria e de autoridades que acompanhavam o presidente. Uma banda executou o Hino Nacional Brasileiro enquanto eu cuidava do hasteamento.

Claro que a direção da Cerâmica desejou mostrar a Vargas que a empresa dava atenção a seus empregados, à população enfim, porque a escola aceitava matrículas de crianças em geral, não só de trabalhadores da fábrica.

Vale lembrar que já naquele tempo o Grupo Escolar da Cerâmica distribuía merenda escolar, na forma de sopa, a sopa escolar como era chamada. Nas instalações anteriores ela era servida em amplas mesas localizada na parte de trás da escola, em espaço apropriado que incluía a cozinha. Igual procedimento foi adotado nas novas dependências que a escola passou a ocupar, casa em que morou, e escreveu alguns livros, Armando de Arruda Pereira.

AMANHÃ

Um empresário intelectual, Armando de Arruda Pereira.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 4 de dezembro de 1979

Grande ABC - Prefeito de São Caetano, Raimundo da Cunha Leite, defende ação conjunta para enfrentar o drama das enchentes.

Política - Vereadores do Grande ABC participam de encontro nacional em Recife, que começa hoje.

Editorial - Volta o pluripartidarismo à brasileira.

São Bernardo - Inaugurado sábado o núcleo do PT. A sede fica na Praça Lauro Gomes, nº 58. Era a semente do atual diretório do partido.

São Caetano - Sociedade Amigos do Bairro City São Caetano foi fundada ontem com sede provisória na Rua Tomé de Souza, nº 923.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Encontro Internacional, Figueiredo e Sauer.

Futebol - Juvenil do Aliança Clube, de São Bernardo, classifica-se à fase final do Torneio de Integração Estadual.

Polícia - Na discussão mata namorada a tiro na Vila Helena.

EM 4 DE DEZEMBRO DE...

1889 - Pintora modernista Anita Malfati nasce em São Paulo. Já na velhice reside em Diadema.

1916 - Criado o Distrito de Paz de São Caetano.

1919 - Constituída comissão para tratar da construção do edifício das Escolas Reunidas de São Caetano.

1954 - Fundada a Sociedade Amigos de Santa Terezinha, em Santo André.

1969 - Volkswagen lança a perua Variant 1600.

1989 - Fundada a Associação Desportiva São Caetano, o Azulão.

HOJE

Dia do Publicitário, Dia do Orientador Educacional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia Nacional do Podólogo.

SANTOS DO DIA

Bárbara, Bernardo de Parma e João Damasceno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;