Setecidades Titulo JARDIM DAS MARAVILHAS
Unidade de ensino é invadida e furtada pela quinta vez em período de 9 meses

Fios de cobre e torneiras foram levadas da Emeief Vereador Manoel de Oliveira

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
02/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) Vereador Manoel de Oliveira, no Jardim das Maravilhas, em Santo André, foi invadida e furtada neste fim de semana. Em nove meses, esta é a quinta vez que a unidade é alvo de criminosos. Foram levados fios de cobre, 26 torneiras de plástico dos bebedouros e banheiro feminino, assim como panelas e cumbucas de servir comida. Não houve depredação do espaço físico.

Os invasores entraram na escola pelo telhado da parte traseira do prédio, após quebrarem parte das telhas, e saíram pelo mesmo local. Além disso, as quatro câmeras de segurança, assim como aparelhos sensores de movimento, tiveram os fios cortados para evitar que os responsáveis fossem visualizados.

A unidade atende 744 alunos, de 4 a 10 anos, além de adultos que cursam a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os estudantes da educação infantil e ensino fundamental não foram prejudicados, tendo em vista que a rede municipal andreense suspendeu as aulas ontem devido à reunião pedagógica. Já as turmas da EJA tiveram as atividades mantidas.

Segundo a diretora da Emeief, Rosane Maia, as três primeiras invasões, em julho de 2018, aconteceram na mesma semana e tiveram cenário parecido ao deste fim de semana. “Assim que cheguei na unidade, por volta das 6h40, vi que a janela da cozinha estava aberta e sempre trancamos antes de fechar a escola. Na hora, já sabia que tinham invadido outra vez.” A diretora afirma que os invasores não comprometem a estrutura, levando sempre os mesmos materiais. “Desconfio até que seja o mesmo grupo, já que é a mesma forma de entrar e os materiais levados são os mesmos.”

No ano passado, os invasores entravam pelo telhado. “Há 15 dias, tivemos os holofotes de iluminação externa e todos os fios da parte de fora furtados. Fizemos boletim de ocorrência e notificamos a administração municipal. Agora, (os invasores) descobriram outro lado do telhado que dá acesso à parte interna, já que trancamos o local por onde costumavam entrar.”

Rosane afirmou que, desde que houve os primeiros furtos, a ronda foi intensificada, entretanto, os casos continuam acontecendo. Segundo a Prefeitura, já foram disponibilizados materiais necessários para reposição de torneiras. A unidade volta a funcionar normalmente hoje. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;