Política Titulo Possível favorecimento
Câmara de Sto.André chama Zacarias para prestar esclarecimentos

Vereadores governistas reclamam de atuação de vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, suspeitando de maior auxílio para o filho parlamentar

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


A Câmara de Santo André formalizou na terça-feira requerimento de convite do secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, o vice-prefeito Luiz Zacarias (PTB), para prestar esclarecimentos sobre sua atuação na Pasta. Durante a plenária, chamou atenção, sobretudo, o fato de o documento ter sido encaminhado no plenário por vereadores da base governista, descontentes com determinados direcionamentos na condução do trabalho no setor – a data da presença do petebista no Legislativo ainda não foi confirmada, mas deve acontecer dentro dos próximos dez dias.

A oficialização do requerimento teve rubrica do parlamentar Edilson Fumassa (PSDB). O tucano já havia, inclusive, feito críticas em sessões anteriores. Apesar da bagagem de Zacarias – ao citar os cinco mandatos do petebista na Casa –, segundo Fumassa, “está faltando alguma coisa”. “Ele foi um dos melhores vereadores de todos os tempos, possui experiência, só que tem deixado a desejar em alguns pontos (na condição de secretário). Talvez possa ser até por questões financeiras, de não haver verba para executar obras, não sabemos. Ele precisa explicar, dar transparência”, disse Fumassa, ao acrescentar que a postura não visa “arrumar encrenca”. “Não tem conflito nisso.”

Parte dos parlamentares condena suposto favorecimento de Zacarias em relação ao mandato do filho, Lucas Zacarias (PTB), debutante na Câmara. Para o vice-líder de governo, Fabio Lopes (PPS), há “relação de deslealdade” por parte do integrante do alto escalão com os demais vereadores. “Sempre se ouve reclamações sobre o trabalho na secretaria. A Pasta não anda. Queremos vê-lo prestando contas, ou a falta de prestação. O que temos visto é ele como papagaio de pirata do prefeito Paulo Serra (PSDB) e privilegiando o próprio filho. Vou questioná-lo se ele quer ser vereador, exercer a nomeação como secretário ou ser candidato a deputado, como alguns já dizem”, cutucou o popular-socialista.

Desde o início do mandato, Zacarias sempre negou qualquer benefício adicional ao filho, que herdou seu capital político. O secretário falou que tem atendido ofícios neste período de todos os 21 vereadores, e enxerga que o convite ocorreu de forma natural. “Aqueles que mais fizeram críticas (até agora) são os que mais foram atendidos (pela Pasta). Temos ajudado todos no que é necessário, dentro das possibilidades e de dificuldade financeiras, mas alguns consideram questão pessoal, e fazem política em cima de uma situação. Acho um equívoco. Se está com o governo tem que estar junto.”

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos é um setor nevrálgico do governo justamente por cuidar da parte de zeladoria da cidade, como poda de árvores e tapa-buraco. É também uma das Pastas com maior orçamento e número de pessoal à disposição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;