Memória Titulo
Ontem e hoje, os economistas de Santo André

Memória publica hoje uma das raras fotos-montagem feitas em 23 anos de coluna. Para isso nos valemos do trabalho de Mituo Teramae

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória publica hoje uma das raras fotos-montagem feitas em 23 anos de coluna. Para isso nos valemos do trabalho de Mituo Teramae e que focaliza o reencontro do dia 27 de setembro dos economistas de Santo André formados em 1958 e cuja festa de formatura ocorreu em 8-4-1959.

São dois momentos: os economistas no dia 27 e, individualmente, quando da formatura. Teramae comenta: "Na colagem, a última imagem que cada um guardava dos colegas em sua memória".

Em pé: Mituo Teramae (hoje com 74 anos), Flávio de Carvalho Trindade (74), Aguinaldo Pettenazzi (75), Lóris Gallo (75), João Gado (76), Eudóxio Alcides Igual (82) e Ideal Nunes (79 anos). Sentados: Ítalo Corazza (81), Francisco Cocci (76), Luiz Guerra (76), Augusto Korps (80) e Yuzo Kawachi (79).

Narra Mituo Teramae: "Será que mudaram muito? É a pergunta que cada um se fazia. Por esta razão é que o encontro foi muito divertido e emocionante. Já foi marcado novo encontro, em 26 de novembro, agora com as esposas".

FAUSTO POLESI

São três fases na história do Diário: o semanário News Seller, o bissemanário e a fase diária. O NS tinha uma edição de domingo forte, em termos de número de páginas. Cria-lo exigia um processo mental, um ajustamento difícil. Para fechar a edição, a equipe penava, a oficina penava. Uma loucura lutar contra o tempo para fazer um jornal semanal.

Fonte: entrevista gravada em 27-4-1988.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 4 de outubro de 1981 

Manchete - Militantes do IRA decidem suspender as greves de fome 

Política - Leonel Brizola inaugura sede do PDT em Santo André, à Rua Coronel Alfredo Flaquer, 405. Brizola visitou a região em companhia do cacique Mario Juruna.

Perigo - Estudantes da Fundação Santo André vivem clima de terror. São 3.200 alunos. Registradas três tentativas de estupro. No campus, a área é escura e propícia a ataques. 

São Bernardo - Taquacetuba, o sossego e a esperança. Especial de Solange Espírito Santo, com fotos de Kátia Dotto e Luciano Vicioni.

EM 4 DE OUTUBRO DE... 

1926 - Laerte Francisco Pinchiari nasce em São Bernardo: industrial moveleiro, músico e vereador. 

1971- Diário inicia a publicação de uma coluna de informações sobre vestibulares, em parceria com os cursos Singular e Vestibulares, Ciências e Letras.

 

TRABALHADORES

Nasce em 4 de outubro: 

1908 - Otavio Calderani, de Descalvado (SP). Operário da Rhodia. Residia à Rua Vicente de Carvalho, 218.

FONTE: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia das Aves, da Ecologia e dos Animais, Dia Universal da Anistia e Dia Mundial do Barman ou Bartender.

SANTOS DO DIA 

Amônio, Francisco de Assis e Petrônio.

São Francisco de Assis (Itália 1182 - 1226). Fundou as Ordens dos Franciscanos, Capuchinhos e Franciscanos Conventuais. É o santo padroeiro da Itália, do meio ambiente e da ecologia.

FONTES: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

SÃO FRANCISCO

A Sala da memória Padre Fiorente Élena, em Rudge Ramos, recebe a exposição São Francisco de Assis, com imagens que fazem parte da coleção particular do padre Beto. Visitantes conhecerão um pouco da vida e trajetória de São Francisco. Abertura: hoje, dia 4, após a celebração das 19h; visitação: até 30 de outubro. Entrada gratuita. Endereço: Paróquia São João Batista, em Rudge Ramos. Informações: 4368-5026. 

Alex Maganha, de Rudge Ramos.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Sebastião Magno, 82. Natural de Descalvado (SP). Dia 29. Cemitério Camilópolis.

Celina Caciatori Pio, 75. CW-32Natural de Varginha (MG), Dia 27. Cemitério Curuçá.

Samuel Vieira Alencar, 73. Natural de Água Branca (AL). Dia 29, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.

Jonas Quirino, 69. Natural de Lins (SP). Dia 27. Cemitério Curuçá.

Edna Aparecida da Costa, 61. Natural de Santo André. Dia 28. Memorial Jardim Santo André.

Cremilda da Silva, 54. Natural de São Paulo (SP). Dia 28. Cemitério Curuçá.

Ivanilde Pereira dos Santos, 40. Natural de Guanambi (BA). Dia 27. Cemitério Curuçá.

Sidnei José da Silva, 50. Natural de Santo André. Dia 27. Cemitério Curuçá.

Anderson Fernando da Costa, 38. Natural de Santo André. Dia 27. Cemitério Curuçá. 

SÃO BERNARDO

Almerina Santella, 83. Natural da Itália. Dia 27. Cemitério de Vila Euclides.

Valdelito Faria Lira, 68. Natural de Canavieiras (BA). Dia 29. Cemitério dos Casa.

Patricia Melo Resende, 22. Natural de São Paulo (SP). Dia 29. Cemitério dos Casa. 

SÃO CAETANO

Rufina Puertas Martinez, 61. Natural de Arapongas (PR). Dia 25. Cemitério das Lágrimas.

Missa - Álvaro Camargo Gomes. 7º dia. Hoje, às 19h, na igreja Nossa Senhora Aparecida, na Rua Oriente, Vila Barcelona, São Caetano.

ROMEU DUCCA
(São Bernardo 15-9-1938 - Diadema 8-7-2011) 

A família Ducca é a mais antiga dos bairros Taboão, em São Bernardo e Diadema. Jorge Ducca ali nasceu, em 1904. E constituiu família, ao se casar com Josephina Donadelli Ducca. Tiveram quatro filhos. Entre eles, Romeu Ducca.

Romeu sempre viveu no bairro. Profissionalmente, foi motorista municipal. Atuou por muitos anos na Prefeitura de Diadema, dirigindo caminhão. "Ele era calmo, bonzinho. Todo mundo gostava dele. Futebol era a sua paixão", conta o filho Luiz Carlos.

Futebolista, Romeu Ducca participou da fundação do EC Taboão, em 1947, antecessor do atual Grêmio Taboão. Defendeu as cores do clube e sempre o acompanhou. Ao se aposentar, encontrou mais tempo para seguir os passos do Grêmio.

Casado com Elza Gomes Ducca, o casal teve três filhos, Luiz Carlos, Valéria e Fábio Tadeu, que lhes deram cinco netos: Viviane, Gabrieli, Guilherme, Igor e Mateus. Romeu Ducca partiu aos 72 anos e está sepultado no Cemitério da Paulicéia, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;