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Integração de HSBC e Bradesco gera filas em agências

Clientes precisam desbloquear cartão e
cadastrar nova senha nos caixas eletrônicos

Paula Oliveira
Especial para o Diário
12/10/2016 | 07:00
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Ricardo Trida/DGABC


Desde sábado, dia 8, o Bradesco iniciou processo de integração da base de 5 milhões de clientes do HSBC. As 851 agências que até sexta-feira traziam o logo do banco ganharam visual de seu comprador. O mesmo acontece com as 3.816 máquinas de autoatendimento e 448 postos em empresas. A aquisição do HSBC pelo Bradesco foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em junho, e esse processo foi concluído em julho. O valor da operação foi de R$ 16 bilhões. Ontem, a equipe do Diário percorreu algumas agências do Grande ABC e se deparou com longas filas para o atendimento.

“Eu sou pensionista e não sabia que isso tinha acontecido. Soube quando entrei aqui e fui informada de que tenho de ir até a minha agência para mudar de cartão, agora do Bradesco”, comenta a aposentada andreense Beneide Silva Santos, 63 anos.

Segundo o Bradesco, os correntistas receberam kit de boas-vindas composto por folheto de informações sobre a nova conta e como habilitar o uso, passo a passo para acessar canais digitais, além do novo cartão de débito do banco.

“Eu fiquei mais de uma hora na fila para desbloquear o cartão e, enquanto isso, houve discussões pela demora no atendimento. Eu já vim aqui ontem (segunda-feira), mas só hoje (ontem) consegui fazer o que eu queria. Agora tenho que esperar mais dez dias. Lá dentro o serviço é demorado, mas a greve também contribuiu para isso”, desabafa a doméstica de Santo André Maria Isabel Gregório Silva, 53.

O presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira, afirma que este processo de migração é natural, e que até bom que aconteça logo. “Os bancos estão em um momento de integração e, os clientes, de adaptação. Estamos passando por uma transição, e por isso é normal a movimentação maior nas agências.”

Além da demora para ser atendido, entre os problemas apurados pelo Diário está a adaptação aos serviços, como a consulta de extrato e o pagamento de contas. “Para utilizar o caixa eletrônico eu demorei mais de 20 minutos na fila. Hoje (ontem) é a terceira vez que eu venho aqui. O HSBC era mais organizado e restrito, talvez até porque tinha menos agências. Até agora não vi nada que caracterizasse uma melhora”, avalia o professor andreense Manoel Dantas, 22.

A comerciante da mesma cidade Maria Cecilia Marques, 69, teve de ir à agência para pagar a fatura do cartão de crédito, a qual não tinha recebido, e não possuía senha para efetuar o pagamento on-line.

Questionado sobre como proceder nesta situação, o Bradesco informou que a fatura com o código de barras só estará disponível a partir de hoje no site. E que quem não tiver acesso à internet banking pode pagar o montante por meio da central de atendimento ou diretamente em uma agência, de posse do cartão de crédito.

Em relação aos lançamentos dos valores dos novos cartões, esses dados também serão liberados no internet banking a partir de hoje.

RECOMENDAÇÕES - O primeiro passo para acessar a nova conta do Bradesco é é habilitar o cartão de débito do banco em uma máquina de autoatendimento. Para acessar os canais digitais é necessário cadastrar senha de quatro dígitos.

Feito isso, para acessar o site banco.bradesco, é preciso digitar essa senha e acessar chave de segurança por meio do aplicativo para celular – para isso, o correntista deve criar um pin, que nada mais é do que outra senha. No caso de empresas, o cliente deve fazer isso por meio do pessoajuridica.bradesco.

Quem ainda não recebeu os cartões de débito e crédito com novos números deve entrar em contato com o gerente da sua agência para receber a orientação adequada para cada caso.

Cobranças que eram feitas como débito em conta seguem sendo descontadas automaticamente. Assim como valores de restituição do Imposto de Renda, cuja conta foi informada no momento da entrega da declaração, serão redirecionados para a do Bradesco.

Contas cadastradas no HSBC para a realização de transferências foram migradas para o Bradesco, portanto, não há necessidade de recadastramento. Uma novidade ao correntista é que, quem efetuar pagamento com cheque, neste site aparece cópia da folha frente e verso. Cheques já lançados serão debitados normalmente.

Além das recomendações, no caso de dúvidas o Bradesco criou canais de atendimentos exclusivos. O cliente pode acessar o site boasvindas.bradesco, ou ligar na Central de Boas-Vindas, pelo telefone 3003-5150. 




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