Cultura & Lazer Titulo Cinema
Observando a vida
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
31/01/2012 | 07:04
Compartilhar notícia
Banco de Dados


Os Dez Mandamentos ganham espaço na programação de fevereiro do Cine Eldorado, no Centro Cultural Eldorado, em Diadema. O espaço apresenta nas quartas-feiras, sempre às 19h30, sessões especiais de 'Decálogo', do respeitado diretor polonês Krzysztof Kies'lowski (1941-1996).

As exibições fazem parte das atividades da Sessão CineSesc, feita em parceria com o Sesc São Caetano. A entrada é franca, com os ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.

O cinema traz para o público do Grande ABC todos os episódios legendados da elogiada série televisiva realizada no fim da década de 1980. O projeto foi dividido em dez capítulos, que têm suas tramas desenvolvidas em torno dos mandamentos bíblicos.

Kies'lowski (também responsável por comandar a prestigiada 'Trilogia das Cores', feita nos anos 1990) apresenta os dramas que movimentam um condomínio na cidade de Varsóvia, capital da Polônia. Os personagens precisam lidar com série de conflitos morais que, apesar do que sugere o título, pouco têm a ver na verdade com as leis de não matarás, honra a teu pai e a tua mãe, não furtarás e não dirás falso testemunho contra o teu próximo, entre outros sagrados mandamentos católicos.

Na sessão de estreia amanhã à noite, o cineasta conta a história de professor universitário que vive com o filho de 10 anos, que está dividido entre a razão científica típica do pai e a fé religiosa de sua tia. Logo em seguida, a tela traz o tormento de mulher que engravida do amante e não sabe que decisão tomar enquanto o marido continuar doente.

Mesmo se tratando de um seriado, os episódios são independentes dentro de toda a saga. O detalhe de 'Decálogo' é que apenas o diretor de fotografia era mudado a cada novo capítulo. Ao observar o microuniverso de um pequeno prédio, a série ainda serve como ótimo ponto de discussão quanto ao comportamento humano - religioso ou não.

Programação

'Decálogo',
de Krzysztof Kies'lowski

Quartas-feiras, às 19h30.
Indicado para maiores de 14 anos

Amanhã
Decálogo 1 e 2

Dia 8
Decálogo 3 e 4

Dia 15
Decálogo 5 e 6

Dia 22
Decálogo 7 e 8

Dia 29
Decálogo 9 e 10

No Cine Eldorado - Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55. Tel.: 4059-1649. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;