Memória Titulo História
Esta rota turística inaugurou Quatro Rodas
Ademir Medici
03/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Já em 2016, encerramos hoje a Semana Diadema 2015. Amaury Martins de Carvalho, nosso guia. Em homenagem a ele e a todos os antigos do célebre bairro Eldorado, as fotos de hoje, uma delas das mais significativas: o batelão transportando lenha.

Sobre Eldorado, dois registros:

1 - A coleção de revistas do Lions Eldorado. São revistas de 1984. As publicações abriram espaço à Memória. Antigos do bairro foram entrevistados. Cederam fotos.

As três fotos que publicamos hoje foram reproduzidas daquelas revistas, chamadas boletins do Lions.

Duas sugestões ao Centro de Memória de Diadema: buscar a coleção completa das revistas, cujo título geral era ‘Leão Dorado’; tentar conseguir os originais das fotos publicadas.

2 – A revista ‘Quatro Rodas’ (Editora Abril), na sua edição nº 1 (agosto de 1960), traz reportagem especial sobre o turismo que se praticava na faixa Eldorado, em Diadema, Riacho Grande, em São Bernardo, com toda a beleza de uma represa limpa, a pescaria, os barcos, os restaurantes, os clubes náuticos. Que fizeram de ti, oh represa!

Mas vamos à pauta de hoje, que o Amaury Martins de Carvalho desenvolveu, especialmente para a Semana Diadema.

 

Uma corrida de lanchas

Foi na virada de 1947 para 1948, disputada em Eldorado, na chamada ‘Represa Nova’. Concorreram lanchas e “tamancos” com motor de popa e lanchas com motor de centro – e os especialistas devem saber o que esses termos significam.

Entre os concorrentes, um pelo menos era de Eldorado, Ricardo Klein, chamado de Almirante.

Dois nomes são conhecidos: Baby Pignatari, o famoso play-boy da Laminação Nacional de Metais, de Utinga, Santo André; e Antenor Lara Campos, que seria um nome conhecido nacionalmente pela criação de cães Fila na Ilha Sabiá, no Alvarenga.

Entre as ocorrências, uma explosão na lancha de Antonio Mendes, que estava acompanhado por João Marcilio Junior. Os dois saíram queimados.

Osvaldo Vidigal capotou. Frederico Souza Queiroz desistiu da corrida para socorrê-lo. Pelo ato, recebeu um prêmio especial.

A prova principal foi vencida por Pierr Verdier, com o tempo de 36’48’’.

 

E veio a Imigrantes...

Em 1971 as obras da Rodovia dos Imigrantes seguiam em ritmo acelerado, cortando Diadema. Amaury Martins de Carvalho, então vereador, estudou o projeto. Observou que apenas um trevo estava previsto para a cidade, na Avenida Antonio Piranga. E as demais vias municipais que seriam cortadas pela obra estadual?

Amaury citou os casos das Avenidas Brasília, Prestes Maria e Sete de Setembro, defendendo que se fizessem viadutos ou obras similares nos locais, “sob pena de provocar uma divisão dentro do próprio território do Município”.

O ex-vereador guarda cópias da documentação que forma o processo nº 228/71. Nomes como o do presidente da Câmara, Geraldo Sabino Maciel e do prefeito Evandro Caiafa Esquivel são citados.

Por fim, já em junho de 1971, a Dersa se manifesta oficialmente, pelo seu diretor técnico de Obras, engenheiro Ayrton Antonio Corazza, adiantando que estudos estavam sendo elaborados referentes aos projetos estruturais das travessias, inclusive da Avenida Dom João VI.

 

Caro diademense, quando passar por uma dessas vias e atravessar de um lado para outro da cidade, saiba que um velho morador de Eldorado, 90 anos de idade, contribuiu decisivamente para que a portentosa Rodovia dos Imigrantes não trouxesse mais problemas à cidade. Mas que não foi fácil, também é verdade.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 3 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6022

Manchete – Sarney (presidente da República) quer dona-de-casa na luta contra a inflação.

Sunab divulga lista de preços da cesta básica.

Educação – Onze mil alunos voltam antes às aulas no Grande ABC. As aulas começaram no segundo dia do ano dentro do Programa de Antecipação de Escolaridade, destinado a novos alunos que ingressavam nas primeiras séries sem terem frequentado a pré-escola.

Merenda escolar é servida também nas férias.

 

Em 3 de janeiro de...

1916 – Os irmãos Gianotto e Octaviano Dal Médico, empresários dos dois cinemas de Santo André, fizeram fusão.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘lutas de artilharia na frente francesa; destruição de obras alemãs’.

1936 –Agentes da Delegacia de Ordem Social prendem Patrícia Galvão (a Pagú) e sua irmã Silvéria Galvão, professora do Grupo Escolar de Santo André, acusadas de agitadoras e integrantes do Partido Comunista.

 

Hoje

Dia da Liberdade de Culto

Dia da Gratidão

 

Santos do Dia

Santa Genoveva (Paris, França, 422 – 502). Padroeira da cidade de Paris, Sua história como protetora da França tem dois episódios significativos e sempre citados: a resistência aos hunos e o auxílio dos moradores do campo à cidade que vivia na penúria.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Antero

Cirino

Florêncio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;