Economia Titulo
Volkswagen negocia pacote de demissões
Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


A Volkswagen, montadora em São Bernardo, deve anunciar PDV (Programa de Demissão Voluntária) nos próximos dias. Apesar de 200 trabalhadores temporários da área de produção terem iniciado atividades ontem, a empresa sinaliza que quer reduzir o número de empregados do setor administrativo.

A montadora afirmou que a área de relações trabalhistas está negociando o PDV com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Porém, contrariando a confirmação da empresa, a entidade sindical negou que esteja em contato com a Volks.

Segundo informação da montadora, o programa será destinado aos cerca de 3.700 trabalhadores administrativos. As demais plantas da empresa - em Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais (PR) - não concentram áreas administrativas, uma vez que a unidade de São Bernardo centraliza a função.

Ainda segundo a Volkswagen, há muito tempo os trabalhadores administrativos não têm PDV focado para a área. A montadora alegou que muitos funcionários aguardam o pacote para deixar as atividades.

O último PDV da companhia ocorreu em janeiro deste ano e foi destinado para os colaboradores com doenças ocupacionais. Encerrado em fevereiro, a meta do programa - que oferecia 2,2 salários por ano trabalhado, além das verbas rescisórias previstas em lei - era de 350 trabalhadores nas unidades de São Bernardo e Taubaté. A empresa não divulgou balanço das adesões.

TEMPORÁRIOS
Na última semana, a Volkswagen, com 11.700 trabalhadores na unidade da região, anunciou a contratação de 200 funcionários temporários para auxiliar na linha de produção, que já conta com cerca de 8.000 colaboradores.

Ontem, 195 trabalhadores temporários iniciaram as atividades na empresa, que têm duração prevista de seis meses. As cinco vagas restantes estão em fase final de contratação.

As oportunidades foram abertas em consequência do aumento da produção e da preparação para lançamentos, como a nova Saveiro, que receberá o nome de Arena. No total, nove modelos sofrerão alterações até o fim do ano.

Contrariando as tendências negativas diante do cenário de crise, em junho, a montadora vendeu 61.728 unidades (25,4% de participação no mercado), número 38% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 44.725 veículos.

A Volkswagen fechou o primeiro semestre do ano com crescimento de 15,1%, comparado ao mesmo período de 2008. A empresa vendeu 299.945 carros em seis meses.

Os números positivos se devem à redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). Segundo a montadora, a medida de incentivo possibilitou a preservação de 4.000 empregos na empresa.

GENERAL MOTORS
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano realiza assembleia hoje para tratar de 200 contratações solicitadas para a unidade da GM (General Motors) na região. Procurada pela reportagem do Diário, ninguém do RH da empresa foi encontrado para tratar da questão.

O sindicato solicita as contratações há mais de um mês. "A GM pediu que esperássemos a definição sobre a prorrogação do benefício do IPI. Fizemos isso, mas a montadora ainda não nos procurou", disse o vice-presidente do sindicato, Francisco Nunes da Rocha.

O sindicato exige as contratações por entender que os funcionários estão sobrecarregados. Neste mês, a carga horária da GM passou para 43 horas semanais, sem aumento nos salários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;