Política Titulo Habitação
Donisete ativa autarquia para acomodar ex-vice de Mauá

Prefeito traz Helcio e também tira Chiquinho do Zaíra da Câmara ao ceder Pasta de Planejamento ao ‘independente’

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), vai ativar a Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá), autarquia criada em 2001 pelo ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), para acomodar seu ex-vice Helcio Silva (PT), que encerrou na semana passada mandato de deputado federal. O petista ainda vai alçar o vereador Chiquinho do Zaíra (PTdoB) à chefia da Pasta de Planejamento Urbano. O anúncio será formalizado segunda-feira na Prefeitura.

A Hurbam tem como prerrogativa gerenciar programas para construção de unidades habitacionais e vai apoiar as ações em curso pela Secretaria de Habitação, hoje comandada pelo vereador licenciado Luiz Alfredo Simão (PSB). De acordo com a lei 3.448/2001, que institui a autarquia, 48 novos cargos serão ativados, sendo 16 comissionados e 32 efetivos. O recurso será proveniente do Orçamento do setor e de convênios.

Helcio renunciou ao posto de vice-prefeito em dezembro de 2013 para assumir mandato ‘tampão’ na Câmara Federal. Na época, o petista chefiava a Pasta de Habitação. Donisete já havia avisado que recolocaria o correligionário em seu governo quando ele encerrasse o ciclo em Brasília, já que ele não conseguiu renovar o mandato nas urnas.

Chiquinho do Zaíra, por sua vez, irá substituir José Afonso Pereira (PT) na Secretaria de Planejamento Urbano – o petista irá para a chefia de Gabinete, hoje exercida por Ruzibel Sena de Carvalho, que entra no lugar de Eudes Mochiutti na gestão de Assuntos Jurídicos e vai acumular o comando de Relações Institucionais. Com o ingresso do vereador no Paço, o correligionário Júnior Stella perderá o cargo de secretário de Segurança Alimentar, que passa a ser exercido por Marcos Filório (PT).

Diante da nomeação de Chiquinho, que disputou a Prefeitura contra Oswaldo Dias em 2008, Donisete amarra mais um potencial adversário para a eleição de 2016. O PTdoB ameaçava anunciar candidatura a prefeito com o vereador Alberto Betão Justino. Rogério de Paula Costa, o Kuka (PTdoB), é quem assumirá a cadeira de Chiquinho no Legislativo.

O prefeito também garantiu apoio do PPS para o seu projeto de reeleição junto ao deputado federal e presidente paulista do partido, Alex Manente. A sigla era tida como eventual caminho do deputado estadual eleito Atila Jacomussi (PCdoB) para possível disputa eleitoral. O comunista, no entanto, deve ser mantido no grupo de Donisete e indicar seu pai, o vereador Admir Jacomussi (PRP) para ocupar a vice.

Donisete ainda cogita a indicação de um integrante do PRB, do vereador Gil Miranda, para o cargo de secretário de Esporte, uma vez que a sigla comanda o setor no Estado e na União. O PTB, que tem duas cadeiras na Câmara, também pleiteia vaga no primeiro escalão petista.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;