Diarinho Titulo
Por que no Dia de Finados se compra flores?

As plantas são um símbolo do ciclo da vida. Por isso, são oferecidas no Dia dos Mortos

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
02/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


As flores simbolizam o ciclo da vida. Elas nascem, crescem, morrem e viram pó. Ao mesmo tempo, as sementes que caem na terra dão vida a uma nova flor. Assim como as plantas, nós nascemos, crescemos e depois morremos. Tudo tem começo, meio e fim.

Por essa razão, no Dia de Finados ou Dia dos Mortos, comemorado hoje (2), é comum encontrar pessoas levando flores aos familiares que morreram. A prática representa carinho, afeto e amor por quem sentimos saudade.

A vela é outro objeto bastante usado. Ela é um símbolo da luz, da vida e trajetória da pessoa. Também lembra a importância de aproveitar a vida neste mundo.

ANTIGO - Desde a era das cavernas é comum colocar flores sobre o corpo do familiar morto. No entanto, os primeiros registros dessa prática são do século 1. Desde então, as pessoas reservam um dia para relembrar e homenagear a pessoa querida que já morreu.

É normal sentir saudade

É comum ter saudades e falar sobre o assunto no Dia de Finados. É um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Pode ser um bichinho de estimação, um parente próximo, um amigo ou alguém que admiramos.

Outra experiência que nos deixa saudosos é mudar de escola, pois sentimos falta das professoras e dos colegas. O mesmo ocorre quando acabam as férias e queremos voltar no tempo para aproveitar os passeios e dias de folga com a família.

Os adultos também têm vontade de voltar à época em que eram crianças, brincavam com os colegas e estavam na escola.

Às vezes, o sentimento pode nos deixar tristes, mas é sinal de que tudo o que vivemos foi muito bom. Essas lembranças trazem alegria e a afirmação de coisas boas que aconteceram nas nossas vidas.

O importante é respeitar esse sentimento e conversar com um adulto, como pais, avós e amigos, sobre o assunto. Desse modo, ter saudade será mais fácil.

Pergunta feita por: Vitor Trazzi, 10 anos, de Santo André, acredita que a flor representa a esperança e o amor. “Por isso adoro rosas vermelhas.” O menino costuma levar flores aos familiares que morreram. “É uma forma de lembrança e carinho.” Vitor sabe que também é comum comprar velas no Dia de Finados e acredita que elas representam a luz na vida de quem partiu.

Consultoria de Fernando Altemeyer Jr., professor do departamento de Ciências da Religião da PUC-SP, e de dom Armando Bucciol, presidente da Comissão Nacional de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e bispo referencial da liturgia no Regional Nordeste 3.

 

CURIOSIDADE: No México, o Dia dos Mortos é comemorado com festas e muitos banquetes, pois acreditam que as almas de seus entes queridos voltam à Terra para lhes fazer uma visita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;