Setecidades Titulo Mauá
Farmácia de manipulação lacrada será reaberta

Polícia apreendeu 90 quilos de medicamentos irregulares

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
08/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A farmácia de manipulação Central Pharmarcos, localizada na Rua Campos Sales, 119, na Vila Bocaina, em Mauá, poderá ser reaberta a partir de hoje. Na semana passada, policiais civis do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) interditaram e lacraram o comércio junto à Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde).

Denúncias apontavam comercialização de remédios vencidos e proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A polícia soube da irregularidade após a investigação da compra de um cliente, que indicou o estabelecimento como responsável pela venda on-line de medicamentos inibidores de apetite.

A reabertura foi autorizada mediante pagamento de multa. A Prefeitura de Mauá não divulgou o valor da autuação. Os 90 quilos de produtos apreendidos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística. Alguns vizinhos testemunharam a ação. "Chegaram (os policiais) por volta do meio-dia e saíram às 16h. Levaram tudo embora", comentou o jornaleiro, Wagner Alves de Oliveira, 45 anos.

A razão social da empresa foi modificada recentemente. Segundo a polícia, foi a primeira vez que o comércio foi autuado. O proprietário T.F.L, 26, e o farmacêutico L.R.S, 25, foram presos em flagrante e responderão por crime contra a saúde pública. Os nomes completos dos acusados não foram divulgados.

"Vamos investigar a procedência dos produtos apreendidos e aguardar os laudos finais para conclusão do inquérito. Depois, encaminharemos à Justiça", explicou o delegado Archimedes Cassão Veras. A dupla permanece presa no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na Capital.

PROIBIÇÃO
A comercialização de remédios baseados em substâncias anfetamínicas foi proibida em resolução publicada pela Anvisa em dezembro do ano passado. Na época, o órgão estabeleceu prazo de 60 dias para validação da medida.

Segundo a Prefeitura, a reabertura da farmácia está condicionada ao monitoramento da Covisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;