Cultura & Lazer Titulo Cinema
Direto de periferias latinas

Títulos criados nas periferias de diferentes países encontram
espaço na agenda dos cinéfilos com o Festival Cine Favela

Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
06/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As salas de cinema dos multiplex comerciais são recheadas semanalmente por produções que aspiram se tornar o próximo blockbuster da temporada. Mas a produção cinematográfica nacional e internacional vai muito além dessas grandes produções. Títulos desenvolvidos nas periferias de diferentes países encontram espaço na agenda dos cinéfilos com o Festival Cine Favela, criado para exibir títulos de diversos gêneros e formatos realizados por coletivos, associações e ONGs.

A sétima edição do evento começou em outubro com atividades, entre elas atrações individuais, workshops e a mostra competitiva, em vários pontos de São Paulo. O Grande ABC entra agora na programação com duas sessões gratuitas em Santo André. Neste ano, o festival tem como foco as realidades da América Latina e conta com o CF51Panorama do Cinema Periférico Latino-Americano, que entra em cartaz hoje na lanchonete do Sesc Santo André e na quinta-feira no Ponto de Cultura Mistura & Gingada. Ambas as sessões começam a partir das 19h (veja os endereços no quadro abaixo).

Com duração de 85 minutos, o programa mescla curtas-metragens filmados entre 2011 e neste ano que utilizam o drama, tecnologia e o fantástico para expor as ideias de seus diretores nas telas. Entre as seis obras reunidas, apenas uma já foi exibida no Brasil.

O cenário nacional é representado por Cohab (2012), assinado por Lincoln Péricles, que aproveita a arquitetura do conjunto habitacional onde mora para trazer um novo olhar sobre os moradores, os amigos e em torno do horizonte da janela de seu apartamento na periferia.

Complementam a sessão as exibições de: Diário do Último Homem, do colombiano Jorge Caballero; A Nuvem, do diretor argentino Paulo Pécora; Pano de Fundo, com direção de Carlos Araya Díaz, do Chile; Prita Noire - Boneca Negra, da mexicana Sofia Carrilho; e Quixote de Martin Ferro, filme de Maria Eugenia Mendez, representante do Uruguai.

O Festival Cine Favela segue até segunda-feira. A programação completa e os endereços de todas as salas participantes estão no site oficial do evento (www.festivalcinefavela.com.br).  

Exibições
FESTIVAL CINE FAVELA
Panorama do Cinema
Periférico Latino-Americano - Hoje, às 19h
No Sesc Santo André (lanchonete) - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 469-1200.

- Quinta-feira, às 19h
No Ponto de Cultura Mistura & Gingada (sede da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional do Jardim Santo André) - Avenida Primeiro de Dezembro, Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;