Automóveis Titulo Impressões ao dirigir
Se todos fossem iguais a você...

BMW Série 1M Coupé tem motor de 340 cv de potência

Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
18/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Dizem que a vida - na farmácia - começa aos 40. No caso da Motorsport, divisão esportiva da BMW e que neste ano comemora quatro décadas de história, o dito popular significa absolutamente nada. Prova disso é a saúde que exala o BMW Série 1M Coupé, avaliado pelo Diário e que no Brasil é comercializado pela bagatela de R$ 309 mil.

Como todo modelo que traz a insígnia M na carroceria, o esportivo branco das fotos ao lado prima pela performance (muito) acima da média. Sob o longo capô respira um motor bi-turbo 3.0 de seis cilindros em linha que desenvolve 340 cv de potência a 5.900 rpm e torque de 45,8 mkgf entre 1.500 e 4.500 rpm. O divertido é que a força pode ser ampliada em 5,1 mkgf quando acionado o overbooster, totalizando 50,9 mkgf.

É incrível como este BMW de 4,38 metros de comprimento e cerca de 1,5 tonelada ganha velocidade. O conta-giros em nenhum momento descansa e rapidamente atinge a casa dos 7.000 giros. Nas rodovias, a fera fica a vontade. A 120 km/h, o bloco de ronco musical trabalha a 2.000 rotações e mostra disposição de sobra para superar a barreira dos 140, 160, 180 km/h.

Segundo informações da fabricante alemã, o bólido vai de 0 a 100 km/h em somente 4,9 segundos e alcança os 200 km/h em 17,3 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h - limitada eletronicamente.

No entanto, o que faz do Série 1 possuído um esportivo extremamente prazeroso ao volante é a transmissão manual de seis velocidades que atende perfeitamente às exigências do propulsor. Os engates da caixa são curtos e muito precisos. Por mais evoluídas que sejam as transmissões automatizadas de dupla embreagem, o câmbio manual ainda tem um charme todo especial.

Outro característica - que preferimos chamar de qualidade - é o acerto da suspensão. Focada totalmente na esportividade, o ajuste é completamente rígido. Pelo jeito, em nenhum momento os engenheiros da Motorsport pensaram em oferecer algo além do conforto básico. Esta rigidez transmite muita segurança nas curvas.

 

ELETRÔNICA

Para manter o Série 1M Coupé minimamente domado, a BMW, como não poderia ser diferente, não abriu mão da eletrônica. Destaque especial para DSC (Dynamic Stability Control), que traz freios com ABS (antitravamento), controle automático de estabilidade (ASC) e controle dinâmico dos freios (DBC). Ponto positivo também para o CBC (Cornering Brake Control), que auxilia as frenagens em curvas.

Porém, para aqueles que gostam de apimentar a condução, o Série 1M oferece a tecnologia MDM (M Dynamic Mode) que desabilita parte da eletrônica, permitindo pequenas, porém ainda controladas, derrapagens.

 

Alvo de olhares admirados

 

O BMW Série 1M Coupé tem estilo. Com o para-choque redesenhado conferiu ar invocado ao olhar esbugalhado do conjunto óptico dianteiro. Um vinco marcante corta a parte superior das laterais, que chama a atenção em virtude das caixas de rodas alargadas. As rodas, diga-se de passagem, são de 19 polegadas (liga-leve) e utilizam pneus 245/35 R19 (dianteira) e 265/35 R19 (traseira).

O interior, apesar de muito bem acabado - destaque para as costuras laranjas dos bancos esportivos e do volante - , é simples e sob medida para quem busca esportividade em um automóvel. O painel de instrumentos, por exemplo, tem dois grandes leitores analógicos - conta-giros e velocímetro - e um pequeno leitor das funções do computador de bordo.

O console central tem os comandos do ar-condicionado digital e do sistema de som. Porém, é a tela de 8,8 polegadas, onde é possível acompanhar as informações do sistema de som Harman Kardon e do navegador, que chama a atenção. E para completar os itens de série, destaque para os air bags frontais, laterais e para cabeça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;