Turismo Titulo
Atibaia: entre a paz e a aventura
Anderson Rodrigues
Enviado a Atibaia
19/11/2003 | 17:54
Compartilhar notícia


Paz, ar puro e muita aventura. A estância de Atibaia oferece diversas opções de lazer para quem pretende fugir do dia-a-dia agitado das metrópoles. Localizada a apenas uma hora (60km) da Capital, a cidade é conhecida pela qualidade de vida, pelas flores, pelos morangos e, atualmente, por ser um dos lugares mais procurados pelo turismo de eventos e negócios. Com o crescimento, veio o desenvolvimento de hotéis e pousadas, que oferecem uma infra-estrutura com inúmeras opções de conforto para todas as idades e bolsos. Para quem gosta de esportes, os saltos de pára-quedas e asa-delta, a escalada e a caminhada prometem agitar o clima e acelerar a adrenalina dos apaixonados por aventura.

Atibaia é conhecida como um lugar de descanso desde sua fundação, em 1665. Época na qual os bandeirantes partiam de São Paulo rumo ao interior do Estado em busca de índios, minerais e riquezas. Ao longo da caminhada, os desbravadores paulistas encontraram no rio Atibaia e nas matas fechadas um local para descanso, antes de prosseguir viagem. Com isso, vieram os ciclos econômicos, com fazendas de trigo, café e cana-de-açúcar. O dinheiro dos fazendeiros movimentaram a construção da parte histórica da cidade, como as igrejas, casarões de taipa – hoje transformados em museus – e a ferrovia. A chegada de imigrantes europeus e japoneses formou a identidade cultural.

Mata – A estância é cercada por reservas de Mata Atlântica e tem o clima considerado como um dos melhores do mundo. A paisagem – sempre rodeada pelo verde da natureza – e os esportes radicais chamam a atenção dos turistas, que buscam na cidade o alívio para o estresse do dia-a-dia.

O cartão-postal de Atibaia é a Pedra Grande. Após percorrer uma trilha de terra, que pode ser feita de carro, moto ou até mesmo a pé – para os mais resistentes fisicamente –, o turista chega a uma das maiores rampas naturais do país e pode aproveitar o momento de paz, com uma bela vista da região. O silêncio só é interrompido pelo vento, que reproduz uma trilha sonora ideal para os amantes da ioga e da meditação. Por outro lado, os turistas com espírito aventureiro têm à disposição uma infra-estrutura radical, como rapel (escalada em pedras), trilhas de trekking (caminhada ecológica), mountain-bike, jipe e motocross. Mas o destaque fica por conta dos esportes aéreos, como os saltos de pára-quedas, asa-delta e paraglider, além do trike (espécie de asa-delta com motor), que dão um colorido especial ao céu azul da cidade.

Quem prefere ficar em terra, Atibaia oferece pontos turísticos, como o parque Edmundo Zanoni, o lago do Major, os museus Ferroviário, Hidroelétrico e Casarão Júlio Ferraz, o Orquidário, o marco pela Paz Mundial, além das igrejas do Rosário e São João Batista. A gastronomia vem das fazendas da própria região, como os vinhos, os doces e os alambiques, além dos famosos morangos. Para os que apreciam um contato com o campo, o Hotel Fazenda Hípica Atibaia e a Secretaria de Turismo de Atibaia oferecem o Circuito Rural. Com uma taxa de R$ 10 por pessoa, é possível conhecer fazendas particulares, como o Recanto Querença (produtor de Shitake), o sítio Akitagawa (hortaliças) e a Chácara dos Pinheiros (ervas medicinais e piscicultura).

Festas – O calendário de festas movimenta a cidade durante os meses de janeiro (com o Encontro de Congos e Festa da Uva); fevereiro (Folia com Bonecões e Carnaval de Rua); junho (aniversário de Atibaia, Semana Jandira Massoni, Bon-Odori, Festa do Morango, Expolegumes do Campo dos Aleixos e Econtro de Artes Plásticas); julho (Festival de Inverno, programação de férias nos hotéis e pousadas); setembro (Festa de Flores e Morango); outubro (Festa do Pêssego); e dezembro (Festa do Ciclo Natalino, Cavalhada, Levantamento dos Mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito).

Mais informações sobre Atibaia podem ser obtidas na secretaria de Turismo pelo telefone 4412-7666 ou pelo site www.atibaia.sp.gov.br.

O jornalista viajou a convite do Hotel Fazenda Hípica Atibaia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;