Política Titulo Comando da Fauscs
Fundação de apoio à USCS define nome do novo presidente

O médico Ricardo Burdelis foi eleito ontem por unanimidade pelo conselho curador para assumir a vaga deixada por Regina Maura

Wilson Moço
Do Diário do Grande ABC
18/01/2022 | 08:12
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O médico nefrologista Ricardo Burdelis foi escolhido ontem para assumir o comando da Fauscs (Fundação de Apoio à Universidade Municipal de São Caetano), instituição que foi comandada até quinta-feira da semana passada pela também médica Regina Maura Zetone, conduzida à presidência da FUABC (Fundação do ABC) após seu nome ser referendado de forma consensual pelos prefeitos de Santo André, São Bernardo e São Caetano, cidades que criaram e são mantenedoras da Fundação.

Formado na FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), onde também fez mestrado em ciências da saúde, Burdelis foi secretário de Saúde de Mauá em 2018, na gestão de Atila Jacomussi (PSB), posto que ocupou por cerca de dois meses. Antes disso, foi diretor adjunto de controle e monitoramento sanitário na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a convite do ex-prefeito de São Bernardo Willian Dib, que era titular do departamento. Com MBA em Saúde pela FGV (Fundação Getulio Vargas), também atuou como médico e gestor no Hospsital Estadual Mário Covas, em Santo André).

Ricardo Burdelis foi eleito ontem pelo conselho curador da Fuascs, por unanimidade dos sete integrantes, em assembleia extraordinária exigida pelo estatuto, que estabelece prazo de 48 horas para escolha do novo presidente em caso de vacância do cargo ­ o que ocorreu com a saída de Regina Maura para a FUABC. Funcionário concursado da USCS, na qual atualmente exerce a função de gestor administrativo das escolas de medicina, ele coloca como desafios profissionalizar e modernizar as relações e processos da instituição, além de trabalhar por envolvimento maior da comunidade acadêmica da universidade nas iniciativas da fundação.

"São vários os desafios pela frente, mas as palavras que definem o foco do trabalho, inicialmente, são modernizar e profissionalizar a Fauscs, que é um braço da USCS, onde o Leandro Prearo (reitor) também tem trabalhado essas metas. Portanto, temos de seguir essa linha. E, claro, dar continuidade à reestruturação iniciada pela Regina Maura, processo que ela praticamente estava começando, pois estava há pouco tempo no cargo", disse Burdelis.

Assim como sabe dos desafios, o novo presidente da Fauscs também estabeleceu como as duas principais missões de sua gestão apoiar a universidade no funcionamento do Hospital São Caetano, onde professores e alunos de medicina atuam em ambulatórios de especialidades, e buscar novos convênios com outras universidades e iniciativa privada, como laboratórios, para ampliar a atuação da USCS em relação à pesquisa química ­ participou da fase de testes no desenvolvimento das vacinas contra Covid da Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan, e agora da Janssen.

Reitor da USCS e responsável pela indicação de Ricardo Burdelis para integrar o conselho curador da Fauscs, Leandro Prearo avaliou que o novo presidente da fundação de apoio à universidade "tem muita experiência em gestão" e todas as condições para "dar sequência ao trabalho iniciado pela antecessora, Regina Maura, e apoiar a USCS em seus projetos, especialmente no Hospital São Caetano", além de outros que serão construídos. Em relação ao hospital, Burdelis pretende buscar parcerias para que a unidade também possa oferecer internação e cirurgias. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;