Política Titulo Isolamento
Grupo de vereadores da região quer academia como atividade essencial

Para parlamentares, atividade física também é prevenção à saúde e à Covid; estabelecimentos fecham quando Grande ABC regride à fase vermelha

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/01/2021 | 14:04
Compartilhar notícia


Grupo de vereadores do Grande ABC apresentou projeto de lei que inclui como atividade essencial estabelecimentos que prestam serviço de educação física, como academias. Como a região está situada na fase laranja do Plano São Paulo durante a semana, esse setor pode abrir as portas por oito horas diárias e ter capacidade máxima de 40% de atendimento. Aos fins de semana, quando há imposição da fase vermelha, precisam ficar fechados.

O bloco de parlamentares é formado por Professor Jobert Minhoca (PSDB-Santo André), Julinho Fuzari (DEM-São Bernardo), Beto Vidoski (PSDB-São Caetano), Cicinho (PSB-Diadema), Leonardo Alves (PSDB-Mauá), Guto Volpi (PL-Ribeirão Pires) e Raimundo Pulú (PSD-Rio Grande da Serra). Todos apresentaram ou apresentarão, até a próxima semana, quando volta a atividade legislativa, projetos de lei com o teor.

“A pandemia impediu, por longos meses, a prática de atividades físicas em academias, escolas de esportes e áreas públicas, aumentando o sedentarismo e impactando negativamente na saúde física e mental dos munícipes. Precisamos reverter essa situação e incentivar a atividade física como medida de prevenção à Covid-19. Juntos, somos a voz dos profissionais de educação física, dos praticantes de atividades físicas e esportivas, das academias de musculação, natação, funcional, crossfit, artes marciais, entre outras práticas extremamente importantes”, comentou Minhoca.

O tucano citou que o Estado de Santa Catarina reconheceu a atividade esportiva como essencial, bem como os municípios de Santos, Piracicaba, Mogi das Cruzes, Franca, Ourinhos e Dourados (Mato Grosso do Sul).

Se forem classificadas como atividade essencial, as academias não fecharão, mesmo se o Grande ABC regredir para a fase vermelha no Plano São Paulo. Estão apontados como atividades essenciais mercados, padarias, veterinários e farmácias, por exemplo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;