Memória Titulo São Caetano
Eles fizeram este livro acontecer
Por Ademir Medici
15/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Seguimos com a 2ª Semana São Caetano 2017 e com a terceira aula do professor José de Souza Martins. Hoje ele relembra a finalização do seu primeiro livro – São Caetano do Sul em IV séculos de História, de 1957 – e o esforço para a sua publicação.

Deste esforço participaram vários nomes da cidade, entre os quais dois jornalistas que anos depois se tornariam colaboradores habituais desta página Memória, que caminha para o seu 30º aniversário de publicação ininterrupta, dia a dia, sete dias por semana.

 

Um menino nos arquivos dos beneditinos

Texto: José de Souza Martins – 3

 

Dom Clemente da Silva-Nigra, o arquivista-mor da Ordem de São Bento no Brasil, quando o procurei, estava de viagem. Esperei por ele vários dias. Quando nos encontramos, ficou alarmado com o fato de que um menino quisesse ler os documentos monásticos, em São Paulo. Conversamos e consegui convencê-lo de que, apesar da idade, eu tinha conhecimento e maturidade para fazer o que estava fazendo e o que queria fazer.

Deu-me uma carta de recomendação para dom Mauro Haag, o arquivista em São Paulo, que me permitisse ler os documentos, “sob sua direta vigilância”. Foi meu primeiro e emocionado acesso aos arquivos beneditinos, que guardavam 246 anos da história de São Caetano.

Aí pelo fim de 1956 meu livro estava pronto. Como publicá-lo? Um dos engenheiros da Cerâmica, do mesmo escritório em que eu trabalhava, Nelson Sotto-Maior, sugeriu que eu conversasse com o engenheiro Dr. Urames Pires dos Santos, da Copami, uma empresa coligada com a Cerâmica, que funcionava lá mesmo. Eu o conhecia de levar-lhe papéis e documentos do Dr. Renato. Ele era também jornalista e editor da revista Acimarec, a benfeita publicação interna da fábrica para distribuição aos empregados. Rotariano, ele provavelmente poderia indicar-me o caminho para viabilizar a publicação. Convenceu o Rotary Clube a patrocinar a edição do livro. Obteve pareceres do médico Dr. M. Gutierrez Durán, eminente figura do Rotary, autor de livros didáticos sobre história e geografia, que se expressou num texto de apoio ao meu livro. Obteve o apoio de outro rotariano, Mário Porfírio Rodrigues, diretor do Jornal de São Caetano, que no jornal publicou textos de apoio à edição de meu livro. Eu não sabia, mas em São Caetano havia forte resistência à publicação de um livro como o meu. Quando o livro foi publicado, pessoas da cidade foram ao Mosteiro de São Bento para obter provas de que eu não havia feito pesquisas ali. Foram escorraçadas por dom Mauro. Soube da história, mais tarde, por Hermano Pini Filho, jornalista, correspondente de O Estado de S. Paulo, meu amigo e colega na Cerâmica São Caetano.

O livro saiu. Não teria saído se não fosse o empenho generosíssimo de Urames Pires dos Santos, Mário Porfírio Rodrigues e do próprio Dr. M. Guierez-Durán. O Dr. Urames era vereador e propôs à Câmara um projeto de dotação de meios para que o livro fosse publicado.

 

 

Semana Guido Fidelis de Literatura

 

Estamos em plena Semana Municipal de Literatura, em Santo André, que homenageia o escritor e jornalista Guido Fidelis, ex-Diário.

A iniciativa partiu do vereador Alemão Duarte, o que resultou na Lei 9.759, de 2015. Livros de autores locais estão expostos no saguão da Câmara Municipal e poderão ser vistos até sexta-feira, quando do encerramento da Semana Guido Fidelis.

A lei estabelece uma semana anual na abrangência do dia 16 de agosto, dia do falecimento do querido Guido Fidelis, que com suas crônicas e reportagens colaborou com o Diário, desde os tempos do semanário News Seller e até bem recentemente, com escritos exclusivos para esta página Memória.

A obra de Guido Fidelis permanece. É rica. Possuí duas defensoras igualmente queridas, a mulher, Virginia Pezzolo, e a filha Lara Fidelis, grandes nomes do jornalismo do Grande ABC.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 15 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6521

Manchete – Executivo estadual tem mais de 1.500 marajás. Eles recebem salários acima de 140 mil cruzados

Meio Ambiente – Billings. O repórter-fotográfico Wilson Magão ocupa a Primeira Página com uma foto aérea da represa. Aparecem sinais de poluição muito visíveis, apesar da redução no bombeamento de esgoto.

Santo André – Fórum está com instalações saturadas.

O vice-prefeito José Amazonas assume pela terceira vez na licença do prefeito Newton Brandão.

Esportes – O fundista Adauto Domingues (Sesi/Santo André) obtém ouro e prata nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis.

Polícia – Três menores assassinados a tiros em São Bernardo.

 

Hoje

Dia do Atleta de Santo André

Dia da Informática

Dia dos Solteiros

 

Santos do Dia

Tarcísio. Mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma. Ele era acólito (sacerdote) do papa Sisto II, servindo ao altar nos serviços secundários.

Texto e ilustração: Blog Santuário Nacional de Aparecida

 

Alípio de Tagaste

 

Em 15 de agosto de...

1732 –Toma posse o novo governador e capital general de São Paulo, Conde de Sarzedas.

1912 – Fundado o Corinthians de Santo André, 105 anos de história hoje completados.

1917 – A greve. Salvador, na Bahia, está policiada. São rezadas missas pelas vítimas dos últimos tiroteios. Fala-se em greve geral dos ferroviários e condutores de bondes.

A guerra. Do noticiário do Estadão: tentativa de paz. Proposta de mediação do papa. As bases das negociações: devolução de territórios, restauração de países, liberdade dos mares, limitação de armamentos.

1942 – Oscar Rodrigues oferece à capela de Bom Jesus, em Paranapiacaba, uma imagem de Dom Bosco.

1972 – Inaugurada a Escola Senai Carlos Pasquale, de São Caetano.

1982 – Inaugurado o Cemitério Santo André, na Avenida Queirós Filho, em Vila Humaitá: o

Memorial Jardim Santo André.

1997 – Inaugurado o Waltmart de São Bernardo, em espaço anteriormente ocupado pelas indústrias Brasmotor e Brastemp.

Rhodia inaugura o Espaço de Aprendizagem e Empregabilidade na sua unidade de Santo André

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 15 de agosto:

No Pará, Abaetuba

No Mato Grosso do Sul, Aquidauana

No Rio Janeiro, Bom Jesus do Itabapoana

Em Minas Gerais, Cabo Verde e Iguatama

Na Bahia, Ipirá

Em Santa Catarina, Ipira e Peritiba

Em São Paulo, Jaú, Paraíso, Pedregulho, Pitangueiras, Pontalinda e Sorocaba, ‘a Manchester Paulista’

Em Goiás, São Patrício

Fonte: IBGE

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Martins no Américo Brasiliense

E uma louca viagem pela América Latina




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;