Cultura & Lazer Titulo Show
Fusão de estilos sonoros em São Bernardo

Espetáculo Memories & Christmas reúne cerca de 100 artistas amanhã, às 21h, e no domingo, às 19h, no Auditório do Cenforpe, em S.Bernardo

Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
19/12/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Em clima natalino, o rock e a música sinfônica se unem para prestar tributo à obra dos Beatles, quarteto britânico que reescreveu o evangelho do pop nos anos 1960. Essa é a proposta do espetáculo Memories & Christmas, que reúne cerca de 100 artistas amanhã, às 21h, e no domingo, às 19h, no Auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), em São Bernardo.

O concerto, que tem entrada franca, deve atrair cerca de duas mil pessoas por noite, segundo a estimativa dos organizadores. Participam do show, que encerra o calendário cultural do município neste ano, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo, o Coral Cantabilis e o grupo Evolution, formado por roqueiros veteranos das bandas Porão 99, Os Botões, Sunday e Rock Memories. Em um telão, serão exibidas imagens do legendário conjunto inglês.

REPERTÓRIO
No set list, canções de diversas fases da trajetória de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, ganham novas abordagens. Há espaço para o romantismo pueril e adolescente de She Loves You e I Should Have Known Better, ambas interpretadas pelo Evolution separadamente.

A banda se une aos instrumentistas da orquestra para tocar estandartes como In My Life e Yesterday, lançadas durante a fase de transição dos Beatles entre o iê-iê-iê e a psicodelia.

Todos os músicos se apresentam juntos em composições como Happy Xmas (composição natalina escrita por Lennon em sua carreira solo), Hey Jude e Because. Esta última teve influência da música erudita e foi inspirada em Moonlight Sonata, de Beethoven.

"Os Beatles são clássicos, assim como Beethoven. É uma música que sempre esteve presente nas ondas do rádio e tem gente que escuta mesmo sem saber quem são eles", afirma o maestro da Filarmônica, Carlos Moreno.

Sem qualquer tipo de preconceito musical, o regente revela entusiasmo ao falar sobre as fusões de estilos. "Mesmo sendo violinista erudito, em minha carreira como músico já tive várias experiências positivas com cantores populares como Moraes Moreira, Djavan e Rita Lee".

YESTERDAY
Segundo o produtor artístico do espetáculo, Danton Velloso, Memories & Christmas é a prévia de uma produção prevista para 2009, que pretende fundir teatro, música e dança. "Será um musical chamado Yesterday, que mostrará desde o momento em que os Beatles se encontraram, em 1956, até a separação, em 1970", conta Velloso.

Memories & Christmas - Show. Amanhã, às 21h, e domingo, às 19h. No Auditório do Cenforpe - Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201. Tel.: 4390-4601. Entrada franca (os ingressos para os dois dias devem ser retirados no sábado, na bilheteria, a partir das 16h).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;