Política Titulo Confirmado
Auricchio será nomeado
hoje secretário de Esportes

Ida de ex-prefeito de S.Caetano ao 1º escalão marca volta de
nomes da região no secretariado do Palácio dos Bandeirantes

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
08/01/2013 | 06:45
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) será nomeado hoje secretário de Esportes do governo do Estado. A confirmação do ingresso do petebista na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) será feita pelo Diário Oficial.

A ida de Auricchio ao primeiro escalão do governo paulista marca o retorno de nomes do Grande ABC no secretariado do Palácio dos Bandeirantes. O último político da região a figurar no quadro principal de técnicos do Executivo paulista foi Fernando Longo, ex-titular da Pasta de Turismo estadual.

O Grande ABC também já ocupou a Secretaria de Esportes. No início dos anos 1990, Israel Zekcer (PTB) - ex-vereador e ex-deputado estadual - gerenciou o setor no governo de Mário Covas (morto em 2001).

O ingresso de Auricchio no secretariado de Alckmin ganhou força no fim do ano passado, quando o governador deu início à reforma administrativa após a eleição paulistana. As primeiras mudanças foram a ida de Sidney Beraldo (PSDB) para o TCE (Tribunal de Contas do Estado) e a saída de Edson Aparecido (PSDB) da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano para substituir Beraldo na chefia da Casa Civil.

O convite informal de Alckmin a Auricchio aconteceu em cerimônia política em Rio Grande da Serra. À ocasião, o tucano confirmou as alterações em sua equipe de governo e disse que "sentiria muito honrado de ter um representante do Grande ABC". Na época, o ex-prefeito de São Caetano evitou comentar o assunto.

A exoneração de José Benedito Pereira Fernandes da Secretaria de Esportes, no dia 28 de dezembro, foi outro indício de que o ex-gestor de São Caetano estava muito próximo do primeiro escalão do Palácio dos Bandeirantes.

Indicação do PTB estadual, Auricchio também terá missão de retomar a relação entre Alckmin e o presidente paulista do PTB, deputado Campos Machado. A parceria histórica foi abalada na eleição na Capital, quando Campos autorizou Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB) a compor como vice de Celso Russomanno (PRB).

Alckmin desejava ver o PTB no arco de alianças da candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo. Russomanno foi terceiro colocado no pleito e evitou declarar apoio explícito a Serra ou Fernando Haddad (PT) no segundo turno. O petista venceu a eleição e, então, Alckmin exonerou petebistas que endossaram o projeto de Russomanno.

O primeiro deles foi Fabiano Marques de Paula, então secretário adjunto estadual de Justiça. Durante a disputa eleitoral, ele organizou até reuniões com servidores do Palácio dos Bandeirantes para difundir a candidatura do republicano.

Auricchio foi coordenador regional da campanha de Alckmin ao governo do Estado em 2010. Na eleição municipal, conseguiu atrair o governador em duas atividades eleitorais de sua candidata à sucessão, Regina Maura Zetone (PTB). Ontem ele não retornou os contatos do Diário.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;